Explique aqui porque a umidade atmosférica e a temperatura possibilitaram o crescimento de fungos nos alimentos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis ideais de umidade do ar estão entre 50% e 60%. Dentro desse percentual, os fungos responsáveis pelo bolor não conseguem se desenvolver.
Os microrganismos se desenvolvem bem na faixa de temperatura entre 5°C a 65°C. Essa faixa de temperatura é considerada como zona de risco, ou seja, é a faixa de temperatura em que os microrganismos podem se multiplicar e deteriorar os alimentos. Fora dela, ou seja, abaixo de 5°C ou acima de 65°C, temos as zonas de segurança, onde poucos microrganismos desenvolvem. A maioria dos fungos que contaminam alimentos pertence ao grupo dos ascomicetos, chamados mofos e bolores, que possuem aspecto aveludado e coloração branca e/ou verde, ao se ligarem a um alimento produzem enzimas sobre ele para sua degradação, e depois absorvem as substâncias através da parede celular
Explicação:
O crescimento dos fungos é promovido pelo ambiente úmido e mais quente, pois nele as condições de síntese de substâncias químicas são mais favoráveis.
A temperatura e a umidade
No ar temos a presença de vários tipos de fungos e esporos, que são estruturas microscópicas que promovem a multiplicação e o crescimento de fungos.
Ao entrar em contato com o ar, um alimento passa a conter esses esporos de fungos. Já o aumento da temperatura e da umidade colabora para ser um ambiente ideal para crescimento de micro-organismos, entre eles os fungos, pois a água e a temperatura elevada aceleram a síntese de substâncias químicas, como proteínas, que promovem a sobrevivência, crescimento e multiplicação dos fungos.
Veja mais sobre as proteínas em:
https://brainly.com.br/tarefa/4835386
#SPJ5