História, perguntado por thaisbernardeslua020, 3 meses atrás

explique ao menos uma das consequências da crise do sistema colonial na formação do Brasil e como ela difere da América espanhola​

Soluções para a tarefa

Respondido por patriciagomessantos1
0

ejrhbdjshsvsjjajshzbsaolBzbxbbvfbdbfbkaksbbxjxbsbs

Respondido por mariafernandab2761
1

Resposta:

Crise do Sistema Colonial decorreu, em grande medida, da expansão do pensamento ilustrado pelo Ocidente. Pode-se dizer que os conflitos que modificaram radicalmente as relações entre as Américas e suas metrópoles europeias decorreram da própria crise da Modernidade no despontar da Revolução Francesa. Conceitos como liberdade, igualdade e fraternidade encontraram, na América, um ambiente propício ao desenvolvimento de modelos políticos críticos ao embaraçoso sistema colonial. É bem verdade que os processos de independência, como no caso do Brasil, não romperam de forma radical com os modelos econômicos vigentes. O sistema escravocrata financiado pelas elites latifundiárias e monocultoras, apesar do frágil diálogo com a ideia de civilização, amplamente defendida no despontar dos séculos XVIII e XIX, estabeleciam as bases para uma autonomia político-econômica mascarada pelos discursos de independência social. A evidencia do fortalecimento de sociedades coloniais, através do surgimento de elites locais, levou metrópoles como Inglaterra, Espanha e Portugal a implementarem estratégias políticas, fiscais e econômicas compulsórias, na tentativa de resistir ao emergente processo de independências das colônias americanas.

Estados Unidos x Inglaterra

Nas Colônias do Norte, a Inglaterra estabelecia uma política colonial restritiva, impondo medidas de controle comercial às Treze Colônias impulsionando a luta pela independência. Apesar da vitória na Guerra dos Sete Anos (1756-1763) ter expandido os domínios ingleses, o custo da guerra teria sido alto demais para seus cofres, o que levou à criação de leis tributárias que aumentaram de modo significativo os impostos sobre as Treze Colônias. Reações posteriores levaram a Inglaterra a suspender algumas destas leis e diminuir taxas sobre a exportação do açúcar. O ato que ficou conhecido como Festa do Chá de Boston (1773), onde carregamentos de chá trazidos pela Companhia das Índias Orientais foram jogados ao mar pelos colonos, evidenciava o desgaste entre a Inglaterra e suas colônias. Respondendo ao evento ocorrido em Boston, o Parlamento Inglês aprovou, em 1774, as Leis Intoleráveis que impunham novas sanções às Treze Colônias. Os colonos reagiram mais uma vez promovendo os Congressos Continentais da Filadélfia, dos quais resultaram a Declaração da Independência de 1776. Em 1783, a Inglaterra reconheceu a Independência dos Estados Unidos. Em 1787, foi aprovada a Constituição dos Estados Unidos, na qual a liberdade e direitos dos cidadãos foi garantida, mas a escravidão ainda mantida.

Explicação:

espero ter ajudado


thaisbernardeslua020: obrigado!!
Perguntas interessantes