Explique ampliação do conceito de cidadania de acordo com sua evolução no tempo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
O exercício é sobre cidadania.
Cidadania é um conceito que implica nos deveres e direitos de um cidadão dentro do estado.
Na Roma e na Grécia antiga não era qualquer um que era cidadão, havia uma série de cláusulas para poder ser cidadão e participar da vida política da cidade.
Depois, com o advento do feudalismo, o que quer que fosse cidadania, acabou. Só havia privilégios para os nobres e o clero e quanto ao povo a estes cabiam produzir e pagar impostos. Mesmo com a criação das cidades, o advento da burguesia, surgiram as monarquias absolutistas, onde todos os direitos eram do rei, dos nobres e do clero e o povo vivia praticamente na escravidão sem direito algum.
A revolução industrial não veio trazer cidadania, apenas mudou o modo de produção e os locais de trabalho.
A cidadania começa a florescer quando o povo - não os nobres e o clero - começa a se revoltar e a conseguir pequenos direitos, que depois vão passando para direitos maiores.
A Revolução Francesa era uma revolução cidadã, pois trazia o lema de liberdade, igualdade e fraternidade para todos. Mas não vingou no momento, contudo serviu de ideal libertário a várias colônias e aí começam os primeiros passos da cidadania.
Os direitos sociais foram incorporados pouco a pouco, sendo que os direitos de primeira geração, são os direitos do cidadão.
Hoje há uma grande discrepância na atuação da cidadania no mundo. Ainda existem ditaduras e regimes absolutistas. Nós que vivemos em uma república podemos desfrutar mais da cidadania que foi conquistada bravamente pelos nossos antepassados e nós, agora, lutamos por mais direitos que, certamente, serão desfrutados por nós e pelas gerações vindouras.
Saiba mais sobre cidadania, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/5007593
Sucesso nos estudos!!!