Explique a vida e os fatos de Tiradentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Joaquim José da Silva Xavier, conhecido popularmente como Tiradentes, nasceu em 1746 e morreu em 1792. Podemos dizer que ele foi o dentista mais importante de toda a história brasileira, além de ser militar, tropeiro, comerciante, minerador e um respeitável ativista político, tendo atuado no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Vale ressaltar, que em território brasileiro, Joaquim é conhecido como grande herói da Inconfidência Mineira.
Resposta:
Tiradentes foi criado na casa do padrinho, o cirurgião Sebastião Ferreira Leite. que era especialista em arrancar dentes (por isso o apelido ^-^)
Tiradentes (1746-1792) foi o líder da Inconfidência Mineira, primeiro movimento de tentativa de libertação colonial do Brasil. Ganhou a vida de diferentes maneiras, além de militar no posto de Alferes, foi tropeiro, minerador, comerciante e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes. O dia 21 de abril, dia de sua morte, é feriado nacional.
Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) nasceu no sítio do Pombal, distrito de São João del-Rei (hoje Tiradentes) na capitania de Minas Gerais, no dia 12 de novembro de 1746. Filho do português Domingos da Silva Santos, que se dedicava à mineração, e da brasileira Maria Antônia da Encarnação Xavier. Era o quarto filho entre sete irmãos. Com nove anos, Joaquim José ficou órfão de mãe e aos onze perdeu o pai.
No dia 10 de maio de 1789, a casa de Domingos Fernandes da Cruz, onde Tiradentes se encontrava, foi cercada e Tiradentes preso. Dias depois, em Vila Rica, seus companheiros também eram detidos, e iniciou-se a investigação e o processo dos acusados. No dia 4 de julho, Cláudio Manuel da Costa foi encontrado enforcado na cela.
Explicação: