Química, perguntado por camile272712, 10 meses atrás

Explique a vantagem da interpretação de Sommerfeld a respeito dos orbitais atômicos para a compreensão do comportamento do elétron.​


VictorHugoCorreia1: opa olá como posso ajudar?
thewizardplays: que tal respondendo a pergunta?

Soluções para a tarefa

Respondido por keitisilva18
149

Resposta:

seu modelo explicava o átomo como tendo quase toda sua massa em seu núcleo com carga positiva e que os elétrons com carga negativa giravam ao redor desse núcleo

Explicação: 1º. Os elétrons só podem girar ao redor do núcleo em órbitas circulares, essas órbitas são chamadas de órbitas estacionárias e enquanto eles estão nessas órbitas, não emitem energia.

2º. A energia absorvida ou emitida por um átomo é equivalente ao número inteiro de um quanta.

Cada quanta tem energia igual a h.f, em que f  é a frequência da radiação e h é a constante de Planck. Portanto, a variação de energia produzida num átomo será igual à energia emitida ou recebida. Essa variação de energia é dada por:

Ee- Ei=h .f

Em que:  Ee: energia da órbita mais externa (de maior energia);

Ei: energia da órbita mais interna (de menor energia);

h: constante de Planck;

f: frequência do fóton absorvido ou emitido.

Assim, um elétron em uma órbita permitida emite um fóton de energia para ir para outra órbita permitida menos energética.

Durante o salto, para ir de uma órbita de maior energia para uma de menor valor energético, o elétron emite um fóton com energia igual a:

E1- E2=h .f

Agora, observe a figura 2, para um elétron ir de uma órbita permitida para outra também permitida mais externa, ou seja, mais energética, ele necessita de absorver um fóton de energia que contenha a energia exata para ele mudar de órbita.

Durante o salto, para ir de uma órbita de menor energia para uma de maior energia, o elétron absorve um fóton com energia igual a:

E2- E1=h .f

É importante ressaltar que as hipóteses de Niels Bohr tinham como objetivo explicar o comportamento do movimento do elétron ao redor do núcleo do átomo de hidrogênio e que não foi deduzida de teorias já conhecidas. Apesar de conseguir explicar o movimento do elétron no átomo de hidrogênio, o modelo proposto por Bohr não obteve o mesmo resultado quando aplicado a átomos de outros elementos, não sanando o problema da estrutura atômica. É aí que surge a mecânica quântica, para explicar de forma mais satisfatória a estrutura atômica.


smurfzona123: Disserte sobre o experimento de Milikan e qual foi a conclusão obtida.
Helenas2306: Os resultados obtidos por Millikan puderam embasar a quantização da carga elétrica e impulsionaram as pesquisas relacionadas com os fenômenos de natureza elétrica.
Respondido por VictorHugoCorreia1
436

Resposta:

De uma forma resumida da resposta anterior seria assim:

Explicação:

Seu modelo explicava o átomo como tendo quase toda sua massa em seu núcleo com carga positiva e que os elétrons com carga negativa giravam ao redor desse núcleo, usando os elétrons só podem girar ao redor do núcleo em órbitas circulares, essas órbitas são chamadas de órbitas estacionárias e enquanto eles estão nessas órbitas, não emitem energia. Com resultado a energia absorvida ou emitida por um átomo é equivalente ao número inteiro de um quanta, a cada quanta tem energia igual a h.f, em que f  é a frequência da radiação e h é a constante de Planck. Portanto, a variação de energia produzida num átomo será igual à energia emitida ou recebida.


suelencristinaa009: 4) Explique a vantagem da interpretação de Sommerfeld a respeito dos orbitais atômicos para a compreensão do comportamento do elétron.
suelencristinaa009: aula parana
andreiaoliva: sim
Perguntas interessantes