História, perguntado por denesilva924, 11 meses atrás

Explique a teoria evolucionista​


zazaque27: Na biologia, Evolução é a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo.Lamarck foi um naturalista francês que desenvolveu um longo trabalho de observação de moluscos e estabeleceu a primeira teoria evolucionista, assentada em duas compreensões principais, que seriam as leis da evolução:

essa e a resposta mn aquilo era so para ajudar mas ok
denesilva924: pode crê mano valeu

Soluções para a tarefa

Respondido por zazaque27
2

Resposta:

Na biologia, Evolução é a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo.Lamarck foi um naturalista francês que desenvolveu um longo trabalho de observação de moluscos e estabeleceu a primeira teoria evolucionista, assentada em duas compreensões principais, que seriam as leis da evolução:

 Lamarck

Lei do uso e do desuso: quando um ser vivo usa um órgão mais do que os outros órgãos, este órgão se desenvolve mais do que os outros. Ou seja, ao longo do tempo, órgãos úteis se desenvolvem, enquanto os demais deixam de ser funcionais (desuso).

Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: como consequência da primeira lei, Lamarck defendia que uma vez que um órgão era mais usado que outros, isto se tornava uma característica da espécie, passada de geração em geração.

Para quem já está por dentro deste assunto, é possível perceber que a teoria de Lamarck está errada, mas não completamente, principalmente porque foi a primeira a perceber que os seres vivos evoluíam com o passar das gerações.

eoria evolucionista de Darwin

Estátua de Darwin

Pouco depois de Lamarck, Charles Darwin deu um passo muito mais profundo e certeiro para comprovar a teoria evolucionista, a partir da observação e comparação de fósseis, percebendo alguns pontos fundamentais:

Fósseis de uma mesma espécie apresentavam pequenas diferenças entre si;

Fósseis de animais extintos tinham semelhanças com espécies diferentes, ainda vivas.

Destas observações, Darwin estabeleceu suas principais hipóteses, sobre as quais falaremos a seguir.

Seleção natural e adaptação

Para entender o que é seleção natural segundo a teoria evolucionista, é preciso lembrar que a noção de “seleção artificial” já existia no século XIX. Basta que você pense nos cachorros.

Ao longo do tempo, nós incentivamos o cruzamento entre raças diferentes de cachorros, porque queríamos obter resultados específicos, como animais mais fortes, mais ágeis ou mais inteligentes.

A seleção natural seria um processo similar, mas que ocorreria aleatoriamente, na própria natureza, sendo que as pequenas diferenças entre os seres de uma mesma espécie fariam com que alguns indivíduos fossem mais aptos a sobreviver.

Ou seja, a longo prazo, sobreviveriam apenas os indivíduos de uma determinada espécie, que possuíssem aquelas pequenas diferenças que lhes davam alguma vantagem.

Podia ser uma pelagem um pouco mais grossa, um bico um pouco mais comprido ou qualquer outro detalhe.

Com o tempo, estes indivíduos mais bem adaptados se tornavam mais numerosos porque tinham mais chances de procriar, com seus filhos herdando as mesmas características, até que se tornassem dominantes, dando origem à uma nova espécie.

Esta é a forma como a teoria evolucionista explica a adaptação das espécies, ou seja, a seleção natural favorece a sobrevivência dos mais adaptados ao ambiente, até que as suas características se tornem dominantes.

Perguntas interessantes