Explique a teoria dos 2 mundos de Platão e como podemos relacioná-la com o crsitianismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Platão é um dos clássicos da filosofia grega. Ele nasceu em Atenas em 428 a.C. e morreu em 348 a.C. Foi discípulo de Sócrates, e, com a condenação e morte de seu professor ficou decepcionado com a democracia ateniense.
Platão e o mundo das ideias
Em seguida Platão viajou para outras cidades. Retornou para Atenas no ano de 387 a.C., e fundou sua escola filosófica: a Academia.
Veja o Resultado Enem por Escolas
gapixel
Deu este nome por causa de um legendário herói grego Academo. Lembrando que até hoje usamos o termo Academia para as Universidades, as matérias são chamadas de disciplinas acadêmicas e os estudantes são chamados de acadêmicos.Além de sua própria linha de pensamento com a demarcação entre o Mundo das Ideias, onde a perfeição seria possível, e o Mundo dos Sentidos, onde impera a percepção da realidade, a obra de Platão resgata o pensamento de Sócrates.
Porque Platão é um apelido?
Seu nome era Arístocles. Mas, devido à sua composição física, tendo os ombros bastante largos, recebeu o apelido de Platão, que na origem grega significa ombros largos.Platão e o mundo das ideias
O Mundo das Ideias
Você conhece a teoria do mundo das ideias? Platão acreditava que por de trás de nossa realidade material existe uma realidade abstrata. Vamos exemplificar para você entender melhor.
Quando você vai à padaria, por exemplo, encontra um monte de pães parecidos. Você por que estes pães ficam quase do mesmo tamanho e do mesmo formato? Se estiveres pensando que é por causa da forma, acertou.
A forma, como o nome já diz, dá o formato parecido de todos os pães. Então, para Platão, como se por de trás de tudo que existe, houvesse um forma. Podemos pensar assim, a forma como é estruturado cada espécie não é parecido? Então, para ele, existiria uma “forma” que criaria tudo que existe neste mundo.
No mundo das ideias existem todas as ideias primordiais, sendo que essas ideias são perfeitas e eternas. Uma cadeira, por exemplo, pode mudar o formato (redonda, quadrada, 3 ou 4 pés), mas ideia cadeira sempre será a mesma: um objeto para sentar. Só podemos alcançar essa realidade por meio da nossa razão.
Teste seu nível sobre o pensamento de Platão
Veja o post até o final para completar sua revisão sobre O Mundo dos Sentidos no pensamento de Platão, e depois teste seu conhecimento no Simulado de Filosofia Enem Gratuito com 10 questões sobre a obra e influência de Platão.Platão e o Mundo das Ideias
O Mundo dos sentidos
O mundo dos sentidos para Platão é o mundo em que habitamos, o mundo material. Este mundo seria uma cópia do mundo das ideias de acordo com o pensamento de Platão. No entanto, por ser uma cópia, ela estaria sujeita ao erro e não seria eterna, e tem um tempo de duração.
Na verdade, com a criação destes dois mundos, Platão resolve um problema criado pelos filósofos pré-socráticos: Parmênides e Heráclito. O problema era a respeito do movimento.
Se, para Heráclito tudo está em constante movimento, mas nada dura para sempre. Já para o pensamento de Parmênides este movimento é apenas uma ilusão, pois se as coisas mudassem deixariam de serem elas mesmas.
Para Platão, no mundo das ideias não existe mudança, pois tudo é eterno, assim como para Parmênides. E, no mundo dos sentidos de Platão tudo está mudando e sujeito ao erro, assim como para o pensamento de Heráclito