Filosofia, perguntado por amandatorres2, 1 ano atrás

explique a teoria de estado de hobbies e Rousseau e qual a sua diferença?
preciso pra hoje ainda...

Soluções para a tarefa

Respondido por olhodeaguia73
8
Para Thomas Hobbes, que também é considerado um contratualista, a sociedade civil se organiza por meio do Estado para a segurança dos indivíduos e não para a garantia da propriedade privada. Isso porque Hobbes considera o homem agressivo e belicoso por natureza e, caso não existisse o Estado, os indivíduos não seguiriam nem leis nem ordens morais, mas seguiriam seus instintos, que querem ser saciados a qualquer preço

Jean-Jacques Rousseau, tem uma ideia oposta à de Hobbes a respeito da natureza humana. Para Rousseau, a natureza do homem é boa e não perversa. Ele considera que o homem nasce bom e que, antes de existir a sociedade civil, os indivíduos viviam livres nas florestas e sobreviviam daquilo que a natureza lhes oferecia. Diferentemente de Hobbes, os homens só entrariam em conflito depois de se instituir a propriedade privada. Quer dizer, o primeiro “maldoso”, ou ladrão, seria aquele que teria cercado um terreno e bradado aos outros: “Isso é meu!”.

Para Hobbes, a vida social deve ser garantida pelo exercício do poder absoluto; para Rousseau, pela vontade geral; para Locke, pelo direito à propriedade privada.

Perguntas interessantes