Filosofia, perguntado por rm7323542, 1 ano atrás

Explique a teoria de Anaximandro de mileto

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoriakellyy123
3

Resposta:

Teoria de Anaximandro

Anaximandro deixou contribuições para a filosofia, para a astronomia e para a geografia (que já foram refutadas, mas que têm uma imensa importância histórica). A seguir, listamos as suas contribuições para o pensamento ocidental:

• Arché

Como um filósofo pré-socrático, o pensador estava buscando compreender a origem e a formação de todo o Universo. Assim, como Tales, seu mestre, ele entrou em um movimento de busca pelo provável elemento que teria dado origem a tudo o que existe, o que era expresso pela palavra grega arché.

As observações da natureza de Anaximandro fizeram com que o pensador, ao contrário de Tales, não apresentasse uma teoria cosmológica fundada em um elemento definido e palpável, mas entendesse que existia uma complexa relação no Universo que daria origem a este. A essa relação elementar, ele chamou ápeiron.

• Ápeiron

A palavra ápeiron designa algo infinito, portanto, imortal e indefinível. Esse elemento era algo que sempre existiu, antes inclusive da existência do Universo e dos seres, e era invisível. O ápeiron era o resultado de um turbilhão de relações entre opostos (quente e frio, seco e úmido, escuridão e claridade...) que resultava em uma unidade e estava presente em tudo.

Segundo o filósofo, a origem de tudo teria surgido desse turbilhão e tudo era composto por uma unidade advinda da dualidade dos pares opostos. Quando os seres comuns deixassem de existir, eles voltariam para o ápeiron.

Perguntas interessantes