Psicologia, perguntado por leidianePereira17, 1 ano atrás

explique a teoria da motivação segundo Maslow.

Soluções para a tarefa

Respondido por Brunoeed
3

 A piramide de Maslow é dividida em cinco níveis de necessidades: em sua base, estão as primárias, aquelas indispensáveis à vida. São elas as carências fisiológicas, ligadas à manutenção da saúde e bem-estar físicos. Na sequência, vêm as necessidades secundárias, relacionadas à segurança, relações sociais e estima. Por fim, ocupando o grau mais refinado que é o topo estão as necessidades de realização pessoal.
Explicando melhor cada uma,  as fisiológicas são as necessidades do corpo humano que incluem excreção, respiração, comida, água, sono e abrigo. Já segurança é a necessidade humana em se sentir seguro quanto a sua saúde, emprego, família e propriedade. As necessidades sociais são aquelas ligadas ao campo da afetividade e relacionamentos, o que inclui contato com a família, amigos e vida amorosa. Necessidades de estima dizem respeito tanto à autoestima e confiança, quanto às conquistas individuais. Por fim, realização pessoal engloba a criatividade, moralidade, solução de problemas, ausência de preconceitos e autovalorização.

Enquanto as necessidades primárias são aquelas que atendem ao indivíduos externamente, as secundárias incluem os fatores íntimos de cada um e estão ligadas aos sentimentos e manutenção da autoestima.

Como hierarquiza as necessidades de modo prático e lógico, a teoria de Maslow é considerada uma das principais formas de entender como funciona a motivação humana. Segundo essa tese, partindo das necessidades básicas, os indivíduos precisam satisfazer pelo menos parcialmente aquela do nível baixo para avançar para as do nível acima. O que determinará as prioridades das pessoas são as experiências vivenciadas em dado momento.

Perguntas interessantes