Geografia, perguntado por liviahidalgo2008, 8 meses atrás

explique a teoria da deriva continental. (quem puder colocar a explicação agradeço)

Soluções para a tarefa

Respondido por matheus12277
1

Resposta

No hemisfério sul, há cerca de 250 milhões de anos, no período chamado Jurássico, as correntes de convecção dividiram em pedaços o megacontinente Gondwana. Elas fraturaram a crosta terrestre e separaram a América do Sul, África, Austrália, Antártica e Índia. Nas regiões de Gondwana, que hoje são Brasil e África, as correntes de convecção formaram fissuras e fraturas na crosta terrestre, o que gerou derramamento de lava. A ação contínua dessas forças também rompeu completamente a crosta terrestre e formou o oceano Atlântico. Porém, ele não parecia o vasto mar que é hoje: a fragmentação de Gondwana formou apenas um pequeno oceano, que só cresceu quando Brasil e África começaram a afastar-se de forma gradual há, aproximadamente, 135 milhões de anos. Tal ideia está presente na teoria da deriva continental, que foi apresentada em 1912 pelo cientista meteorologista alemão Alfred Lothar Wegener. A teoria só foi comprovada 10 anos após a morte de Wegener, em 1940.

Há 300 milhões de anos, indicou o cientista, a Pangeia dividiu-se em Laurásia e Gondwana.

Embora Wegener tenha exposto suas ideias apenas em 1913, já no século XVI um cientista de nome Abraham Ortelius havia proposto que os continentes haviam sido todos um só em dado tempo.

Respondido por Viarrah
3

Resposta:

Deriva Continental é uma teoria que inicialmente postulou o movimento das massas continentais ao longo do tempo geológica da Terra, considerando que, anteriormente, os atuais continentes possuíam outras formas e até mesmo se situavam em outras localidades do planeta.

Teoria criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa. No esforço para esclarecer o fato da conformação geomorfológica de alguns continentes se adequarem, levando-o a crer que os continentes já estiveram unidos e se apartaram, derivando paulatinamente sobre as bacias oceânicas.

Outro vestígio que reforça a teoria foi a descoberta de fósseis de animais da mesma espécie em continentes diferentes, pois seria impossível que esses animais tivessem atravessado o Oceano Atlântico, a única explicação é que no passado os dois continentes encontravam-se juntos.

Perguntas interessantes