História, perguntado por marcoantoniosan2, 1 ano atrás

explique a teoria baseada na cultura de clóvis e dê dois argumento que a contestam.

Soluções para a tarefa

Respondido por xaman
43
A idéia central da teoria é que os primeiros americanos, vindos da Sibéria , tenham atravessado o Estreito de Bering e chegado ao Alasca há cerca de 11,5 mil anos. A travessia foi possível pois a Terra sofria efeitos da Ultima Glaciação e o rebaixamento dos oceanos criou um caminho entre a Europa e a América. 

Contestamento: 
1. 
Uma equipe liderada por Michael Waters, da Universidade do Texas A&M, descobriu 15.528 peças, em especial pontas de lanças e flechas, que foram usadas por humanos entre 13,2 mil e 15 mil anos atrás. Ou seja: muitos anos antes da cultura Clovis, grupo que teria chegado ao Novo Mundo após ter atravessado o estreito de Bering vindos da Ásia, e depois teriam se espalhado pela América do Norte, América Central e do Sul. 

2. 
Outro golpe duro na tese da cultura Clovis já havia sido dado recentemente pela descoberta de três sítios arqueológicos nas ilhas do Canal, no sul da California, Estados Unidos, em que a população se alimentava basicamente de aves e mamíferos marinhos e mariscos há cerca de 12 mil anos. Como é sabido que a cultura Clovis caçava grandes animais, diferentemente da população das ilhas Canal, a tese ficou chacoalhada. Outro fato é que em Santa Rosa, uma das ilhas em que foi encontrada uma parte dos artefatos, já haviam sido achados ossos humanos datados de 13 mil anos, mesmo período em que a cultura Clóvis teria aportado na América. Ou seja: não haveria tempo hábil para que eles fizessem o trajeto do extremo norte da América do Norte até a Califórnia.
Perguntas interessantes