explique a tecnica de um dos elementos da linguagem das artes visuais:
Soluções para a tarefa
Resposta:
O PONTO
O ponto é a unidade básica de representação visual. É onde tudo começa. É a partir do ponto que surgem todas as outras formas. Na série Crianças de Açúcar, de Vik Muniz, podemos relacionar cada grãozinho de açúcar a um pontinho na tela. Juntos eles formam a unidade da imagem
A LINHA
A partir de um ponto podemos traçar uma linha. A linha é uma sequência de pontos. Essa linha deve ser entendida como força e direção e não apenas como linha de contorno. Isso quer dizer que as linhas direcionam o nosso olhar diante da imagem. Assim, elas também podem gerar sensações psicológicas como paz, agitação, etc.
A FORMA
Uma linha fechada gera uma forma, uma massa. Ao elaborar uma obra a preocupação com a forma dos objetos representados na obra esta diretamente relacionada com seu equilíbrio ou sua instabilidade. A forma piramidal, por exemplo, esta associada ao triângulo que, por sua vez, pela sua simetria (ambos os lados iguais) e por sua base maior que o topo, muitas vezes é associado à perfeição. Um exemplo bem conhecido é a Monalisa, de Leonardo da Vinci.
A COR
Por fim, a cor é o elemento agregador, o toque final de uma composição artística. Veja o branco intenso nas obras acima. Não tornam essas construções mais suaves, delicadas e ao mesmo tempo grandes e imponentes?! Se fossem pintadas de preto, por exemplo, assumiriam um olhar totalmente diferente. Por isso dizemos que as cores possuem qualidade emotiva. E existe até uma ciência por trás disso sabia? É a cromologia, ou estudo das cores. De acordo com essa ciência pinturas com cores quentes, por exemplo, são mais alegres, intensas. Já pinturas com cores frias tendem a ser mais tristes ou retraídas
Todo ato de perceber uma FORMA no mundo é um ato intelectual de destacar um
significado. A FORMA é o oposto da insignificância, é a presença em si. Na Comunicação Visual, em especial, toda FORMA tem contorno e superfície, e é criada sobre algum tipo de suporte.
O contorno é o limite exterior da forma, uma espécie de fronteira entre o significado (FORMA) e o insignificante (FUNDO).
O SUPORTE é qualquer meio material onde se realiza a FORMA, podendo ser desde uma folha de papel, a tela de um computador ou o bloco de pedra onde se lavra uma escultura.
Conceitualmente, a FORMA é uma relação que permanece constante mesmo que mudem os elementos aos quais ela se aplica. Um triângulo pode ter vários tamanhos ou inúmeras formas, mas a triangularidade permanece constante, independente de suas características.
FIGURA E FUNDO
Uma FIGURA se destaca do fundo pela atenção que desperta no observador.
A FIGURA é o elemento que possui significado, enquanto o FUNDO é o pouco significativo. A
atenção sobre a FIGURA ocorre pelas características próprias do objeto ou por características presentes no observador.
O contraste é o responsável pela distinção entre a FIGURA e o FUNDO. Contraste que pode ser formal, pela qualidade da superfície ou pelo significado da FIGURA.
A FIGURA possui algo formalmente diferente em relação ao contexto sobre o qual está colocada. Pode ser um formato diferente, uma cor, uma textura etc. Com relação ao observador, as motivações pessoais podem ajudar a destacar uma FIGURA em relação ao seu contexto.
Nem sempre as relações entre a FIGURA e o FUNDO são definidas. Pode-se perceber um espaço ora como FIGURA, ora como FUNDO.
MOVIMENTO
Por associação, temos a sensação de que as figuras que representam objetos animados do
mundo real revelam disposição para o MOVIMENTO.
Em uma Comunicação Visual, dadas suas características formais, as figuras podem dar força
à percepção em determinada direção dentro da composição.
As linhas curvas ou diagonais podem induzir maior sensação de movimento que as
horizontais, assim como as cores quentes parecem avançar em direção ao observador enquanto as frias parecem recuar.
Toda a Comunicação Visual pode ser animada com o uso das características formais corretas. A ilusão de MOVIMENTO pode ocorrer quando há contraste entre uma FORMA e o CONTEXTO de onde ela parece ter se desprendido.
O PONTO – O início de tudo...
Para que possamos observar o simbolismo de uma estrutura gráfica é necessário começar
pelo elemento mais simples que compõe a matéria, o PONTO.
O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. Quando
fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância rígida como um bastão, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.
Qualquer ponto possui um grande poder de atração visual sobre o olho, exista ele naturalmente ou tenha sido colocado pelo homem em resposta a um objetivo qualquer