Geografia, perguntado por luciano9080076, 4 meses atrás

Explique a situação da atual estrutura etária da Europa, suas vantagens e desvantagens.

Soluções para a tarefa

Respondido por sandraregina18
0

Resposta:

O envelhecimento da população da Europa explica-se pelo processo chamado de transição demográfica. Basicamente, esse conceito corresponde a mudanças históricas nas taxas de natalidade e mortalidade que provocam gradativas alterações nos perfis populacionais e etários. Com a melhoria das condições de vida da população, bem como pelo incremento da urbanização, a tendência é a diminuição das taxas de mortalidade, o que não é acompanhado imediatamente pela redução das taxas de natalidade. Com isso, a população tende a elevar-se rapidamente.  

Com o passar das décadas, as taxas de natalidade também vão caindo, e foi isso o que ocorreu na Europa, onde os índices de fecundidade (número de filhos por mulher) são os menores do mundo. Como a expectativa de vida é elevada nos países desenvolvidos europeus, observa-se então a tendência dos últimos tempos: poucas pessoas nascem, poucas pessoas morrem e o número de idosos, proporcionalmente ao quantitativo populacional, dispara.  

Muitos motivos podem explicar o baixo crescimento populacional europeu, como aumento do tempo de estudo (maior escolaridade), independência e participação da mulher no mercado de trabalho, disseminação dos métodos contraceptivos, educação avançada, além dos altos curtos que envolvem a formação de um cidadão.  

Para solucionar tais problemas, governos incentivam o aumento da fecundidade com licença maternidade de até 12 meses, educação pública, além de incentivos financeiros para os casais, como na França, que fornece um bônus de 900 euros para a família no seu primeiro filho.

Explicação:

Fonte: Mundo Educação / Título: Envelhecimento demográfico da Europa.

Fonte: Mundo Educação / Título: Europa.

Perguntas interessantes