Explique a seguinte frase, indicativa da perspectiva de Marx sobre a relação entre indivíduo e sociedade: “Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem e, sim, limitados pelas condições materiais e históricas de sua existência”.
Soluções para a tarefa
Acho que Marx queria expor o pensamento que o homem em si não possui limitações se não aquelas a que esteja sujeito pela própria sociedade. O homem é um ser pensante oque o torna capaz de criar e executar suas ideias, mas colocando este mesmo indivíduo em meio a sociedade pode-se ser que ele se tornará incapaz que executar seus pensamentos, já que dentro da sociedade se encontra a cultura e o mais ofuscante, o sistema.
Penso eu que Marx queria expor que a sociedade limitava o homem sobre sua maneira de agir, já que as "condições materiais" acredito seja as condições que o ser em si possui e a relação histórica seja a cultura e outras ideologias que atreladas impediam que novas ideias e ideais se contrapesem as que estavam operando atualmente. Se pensarmos bem, se encaixa exatamente a situação do socialismo pregada pelo mesmo, é dado como teoria e sua prática é dada como limitada.
Acho que é isso, espero ter ajudado.
Marx defendia que a ação e estrutura social do indivíduo na qual está inserido, resultou de determinada situação histórico-social. Não é possível afirmar primazia do indivíduo ou sociedade.