Explique a seguinte frase: A natureza fez o homem feliz e bom mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Essa é a visão de Jean-Jacques Rousseau
"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável."
Ele defendia que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem.
Eu sinceramente sou mais Thomas Hobbes.
Ele já pensava que o homem se distingue dos insetos sociais, como as abelhas e as formigas; por isso, o homem não possui instinto social. Ele não é sociável por natureza e só o será por acidente.
Reconhendo sua própria superioridade impõe aos demais é um estado primitivo, em que cada um procura senão a morte ou a sujeição do outro, é um estado extremamente infeliz. As expressões pelas quais Hobbes o descreve são célebres: "Homo homini lupus", o homem é o lobo do homem; "Bellum omnium contra omnes", é a guerra de todos contra todos.
Respondido por
18
A frase, que é parte do pensamento filosófico de Jean-Jacques Rousseau, denota uma concepção idealizada da natureza e uma visão bastante pessimista em relação ao processo de socialização.
Para Rousseau, os homens viviam, antes da "invenção" da sociedade, isolados uns dos outros, encontrando-se apenas para realizar casamentos ou quando a necessidade assim o exigia, e viviam todos felizes e dotados de tudo aquilo que necessitavam.
A sociedade, contudo, ao inventar a propriedade privada, acabou com este "estágio ideal" dos seres humanos, obrigou os muitos a servirem aos poucos e transformou a índole natural dos homens de uma coisa positiva em uma espécie de ganância sem fim.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/20688025
Anexos:
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás