História, perguntado por sofia12328, 11 meses atrás

Explique a seguinte afirmação ''Quando a dinastia Stuart chegou ao poder na Inglaterra, encontrou um reino enriquecido e um poder político ameaçado pelos diversos grupos que dominavam o Parlamento''.​

Soluções para a tarefa

Respondido por foxycoolbr
5

Impossível falar em monarquias absolutistas no Reino Unido sem lembrar da Dinastia Stuart, que abalou os ânimos políticos e religiosos na Inglaterra. Se a última descendente dos Tudors, Elizabeth I, foi capaz de elevar o país ao nível de uma potência mundial em termos econômicos e culturais, a ascensão dos Stuarts instalou novamente a desordem. ⚔

O reinado dos Stuarts começou em 1603, após a morte da Rainha Elizabeth I. Foi quando o então Rei da Escócia, James I, assumiu a Coroa – e uniu, assim, ambos os tronos em uma só monarquia pela primeira vez. Era o início de uma dinastia que permaneceria por 111 anos no poder, transformando o século 17 em um período de instabilidade civil interna e conflitos.

Mas qual foi, exatamente, a relação da Dinastia Stuart com as guerras que transformaram os rumos da Inglaterra? É sobre isso que vamos falar a seguir. ?Logo que assumiu o mandato, o Rei James deixou claro seu propósito de manter o regime de uma monarquia absolutista na Inglaterra. O argumento era o de que, por direito divino, todo o poder das decisões políticas do país deveria recair sobre ele. O monarca acreditava que os católicos e outras seitas menores queriam eliminá-lo, por isso iniciou algumas perseguições religiosas, que culminaram na Conspiração da Pólvora.

O ínicio das revoluções na Dinastia Stuart

Para garantir sua permanência no poder, James travou embates com o próprio Parlamento Inglês. Em 1625, porém, ele faleceu antes de um conflito maior. Seu filho e sucessor, no entanto, provou ser ainda mais incisivo na tentativa de manter o regime de uma monarquia absolutista. Carlos I, ao assumir o poder, dissolveu o Parlamento e passou a impor a religião anglicana aos presbiterianos escoceses. A receita pro desastre.

O conflito de poderes e interesses entre Monarquia e Parlamento foi uma das principais causas da Guerra Civil da Inglaterra, que perdurou entre os anos de 1641 e 1649. De um lado, estava o exército real; do outro, o exército do Parlamento, liderado por Oliver Cromwell. Nesse conflito, os opositores do rei saíram vencedores. Carlos I foi decapitado em 1649.

A partir daí, instalou-se o regime republicano, ou Commonwealth, na Inglaterra – e os conflitos terminaram. Só que não. Ainda tinha muita história para se desenrolar.   DESCULPA MAS N SEI SE TA CERTO KKK MAS ACHO QUE TA XIM ;) ACHO '-' .-. E DENADA


Respondido por eduardomoura157
0

Resposta: Os puritanos queriam seguir sua própria religião, conforme a bíblia e sua consciência, já os anglicanos queriam que todos fossem fies a religião do rei.

Explicação: gente não sei se esta certo ;-; mais vai na sorte

Perguntas interessantes