Explique a seguinte afirmação: "Para o liberalismo econômico, o estado não deve interferir no capitalismo ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
o principal teórico e pai da teoria do liberalismo econômico foi Adam Smith. O economista escocês confrontou as ideias de Quesnay e Gournay, afirmando em seu livro “A Riqueza das Nações” as principais ideias do liberalismo econômico: a prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas através da atividade rural e nem comercial, mas sim através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor.
Para Smith, não eram necessárias intervenções na economia, visto que o próprio mercado dispunha de mecanismos próprios de regulação da mesma: a chamada “mão invisível”, que seria responsável por trazer benefícios para toda a sociedade, além de promover a evolução generalizada. Os liberalistas defendem a livre concorrência e a lei da oferta e da procura. Estes teóricos foram os primeiros a tratar a economia como ciência.
Explicação:
No liberalismo econômico, o estado não deve interferir no capitalismo.
Isso porque essa ideologia admite que o capitalismo se autorregula em decorrência do comércio e do ato da compra efetuados entre pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, que oferecem produtos e que adquirem tais produtos livremente.
Liberalismo econômico e capitalismo
Essas concepções seriam contrárias ao socialismo, por exemplo, onde o estado interfere diretamente para regular a economia, o que significa que as possibilidades de comércio livre estariam limitadas devido às ações estatais, o que não é visto no liberalismo econômico expresso pelas oportunidades equivalentes de trocas comerciais.
Mais sobre o liberalismo econômico: brainly.com.br/tarefa/1451942
#SPJ2