Explique a revolução liberal no Porto.
Soluções para a tarefa
A Revolução do Porto, também referida como Revolução Liberal do Porto, foi um movimento de cunho liberalista que teve lugar em 1820 e que acarretou consequências, tanto na História de Portugal quanto na do Brasil.
Diante da transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), Portugal continental viu-se invadido pelas tropas napoleônicas. Embora batidas com o auxílio de tropas britânicas, o país viu-se na dupla condição de colônia brasileira e protetorado britânico.
A assinatura do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, que na prática significou o fim do chamado "pacto colonial" e, posteriormente, dos Tratados de 1810, garantindo privilégios alfandegários aos produtos britânicos nas alfândegas portuguesas, mergulhou o comércio de cidades como o Porto e Lisboa em uma profunda crise, de que se ressentia a sua classe burguesa.
O controle britânico das forças militares também acarretava profundo mal-estar entre a oficialidade do Exército Português.
Olá! É um movimento que você forma em Portugal as cortes revolucionárias no ano de 1820 protagonizado por exércitos, burguesia que pede a D.joão voltar para portugal e assim assine a constituição de caráter liberal que limite os seus poderes.
- Lembrando que essas revoluções liberais reagem a um dos órgãos do Congresso de viena como por exemplo a santa aliança.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.