Filosofia, perguntado por butinha, 1 ano atrás

explique a retórica e o relativismo dos sofistas.

Soluções para a tarefa

Respondido por soueumarcos
24
Os sofistas foram combatidos por Sócrates, Platão e Aristóteles, que consideravam o saber sofístico apenas uma aparência, e a retórica uma arte do engodo. De fato, uma das técnicas argumentativas utilizadas pelos sofistas consistia no desenvolvimento de argumentos opostos, um atacando e outro em defesa de uma determinada posição. 

Os sofistas, embora não possuíssem uma doutrina única, são associados à idéia de relativismo. 

Relativismo: doutrina segundo a qual o conhecimento depende de fatores contextuais, sendo impossível chegar a certezas definitivas. Não existem verdades absolutas, mas apenas verdades relativas a um determinado tempo e lugar. No âmbito da moral, o relativismo afirma que o Bem coincide com aquilo que é socialmente aprovado e que, por conseguinte, a ação correta é aquela que está de acordo com os costumes de uma determinada sociedade. 

O relativismo moral dos sofistas tem origem no contato mantido com diferentes povos e na conseqüente constatação de que as regras que regem as ações humanas são diferentes em sociedades diferentes. Tal conclusão era inaceitável, por exemplo, para Platão, que buscava fundamentar as leis humanas em algo absoluto, permanente e imutável.
Perguntas interessantes