Explique a relação existente entre o bloqueio continental e a vinda da família real portuguesa para o Brasil
Soluções para a tarefa
O bloqueio continental era a ordem política adotada por Napoleão Bonaparte para que a Europa não pudesse comercializar com a Grã-Bretanha, pois se fizesse, seria retaliada e invadida. Napoleão buscava influência econômica e política por toda a Europa, de forma que isso beneficiasse a burguesia industrial emergente da França. Porém, a Inglaterra era muito mais evoluída e profutiva nesse sentido, sendo uma ameaça econômica e política para os interesses franceses. Portugal, nesse caso, era um grande parceiro econômico da Inglaterra, a ponto de ser muito dependente economicamente desse país. Então, Portugal não acata a ordem política de Napoleão, fazendo que este entrasse em guerra com aquele. Seria inevitável a chegada de Napoleão à Portugal, o que ocasionaria a derrota política da monarquia portuguesa para os franceses. Assim, a família real muda de cidade para que não possa declarar a derrota na guerra, mas muito também para sua própria sobrevivência. Com isso, mudou-se o poder político de Lisboa para o Rio de Janeiro, sendo impossível, assim, Napoleão declarar o domínio sobre Portugal, além de ter de enfrentar os Ingleses na região.
Basicamente você tem que dizer isso: a França, no império de Napoleão Bonaparte, não aceitava a influência política e econômica da Grã-Bretanha na Europa, promovendo a política de embarco econômico com a ameaça de invasão a quem descumprir. Portugal, sendo dependente economicamente dos ingleses, desrespeitou o embargo econômico. Com isso, a corte portuguesa foge para o Brasil para que não perdesse seu poder político e fossem destruídos por Bonaparte.Resposta:
Diante do Bloqueio Continental, Portugal desobedeceu às ordens de Napoleão e manteve a aliança com a Inglaterra. Sem força para enfrentar o poderio militar francês, a Corte fugiu para a América portuguesa, sendo apoiada pelos ingleses.
Explicação: