Português, perguntado por kalinemoura2, 11 meses atrás

Explique a relação entre os Esquimos e suas 40 palavras para designar a cor branca​

Soluções para a tarefa

Respondido por tainamikaella2
3

Resposta:

Os esquimós são os povos indígenas que habitam tradicionalmente regiões em torno do Círculo Polar Ártico (povos circumpolares), no extremo norte da Terra, como a Sibéria oriental (Rússia), o norte do Alasca, do Canadá e a Groenlândia.[1][2] Seu modo de vida tradicional inclui a pesca e a caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível, além da coleta de bagas durante o verão. Os dois principais povos conhecidos como "esquimós" são os inuítes - incluindo os povos iñupiat do Alasca, os inuítes groelandeses e o agrupamento de inuítes do Canadá - e os iúpiques do leste da Sibéria[3] e do Alasca. Um terceiro grupo do norte, os aleútes, está intimamente relacionado a ambos. Eles compartilham um ancestral comum relativamente recente e um grupo de idiomas (esquimó-aleúte). O povo chukchi, da Sibéria, também é o parente vivo mais próximo dos inuítes e iúpiques. As estimativas recentes da população (início do século XXI) registraram mais de 135.000 indivíduos de descendência esquimó, com aproximadamente 85.000 vivendo na América do Norte, 50.000 na Groenlândia e o restante residindo na Sibéria.[2]

Esquimó

Inuit conf map.png

Mapa do Conselho Circumpolar Inuíte dos povos esquimós, mostrando os povos iúpiques (yup'ik, yupik siberiano) e inuítes (iñupiat, inuvialuit, nunavut, nunavik, nunatsiavut, inuíte groenlandês)

População total

170,500

Regiões com população significativa

Rússia

- Okrug Autônomo de Chukotka

- Sakha (Yakutia)

Estados Unidos

- Alasca

Canadá

- Terra Nova e Labrador

- Territórios do Noroeste

- Nunavut

- Quebec

- Yukon (antigamente)

Dinamarca

- Groenlândia

Línguas

Groenlandês e outras línguas esquimó-aleútes, russo, inglês, francês, dinamarquês,

Religiões

- Cristianismo (Igreja Ortodoxa Russa, Igreja Ortodoxa na América, Catolicismo Romano, Igreja Anglicana do Canadá, Igreja da Dinamarca)

- Animismo

Grupos étnicos relacionados

Aleútes

Uma família de esquimós, em foto para a Revista National Geographic, em 1917.

Esquimós inuíte do Labrador.

  • A palavra "esquimó" deriva de expressões que os algonquinos usavam para designar seus vizinhos do norte. Os inuítes e iupiques geralmente não usam essa denominação para se referir a si próprios, e os governos do Canadá[4][5][6][7] e da Groenlândia (país constituinte do reino da Dinamarca) também deixaram de usá-la em documentos oficiais. Nesses países, o termo "esquimó" é predominantemente visto como pejorativo e foi amplamente substituído pelo termo "inuíte" ou termos específicos para um grupo ou comunidade em particular.[8][9][10] Isso resultou em uma tendência pela qual alguns canadenses e americanos acreditam que não devem usar a palavra "esquimó" e, em vez disso, a palavra canadense "inuíte", mesmo para os iúpiques. Algumas pessoas ainda acreditam que esquimó se traduz em "comedor de carne crua", que pode ser visto como um descritor violento e talvez bárbaro, usado pelos colonizadores racistas. Mas etimologicamente, existe um consenso científico de que a palavra esquimó deriva da palavra innu-aimun (montagnais) ayas̆kimew, que significa "uma pessoa que amarra uma raquete de neve" e está relacionada a "husky" (uma raça de cachorro), não tendo um significado pejorativo na origem.[11][12][13][14][2] Termos alternativos, como inuíte-iúpique, foram propostos, mas nenhum ganhou ampla aceitação.

Explicação:

Espero ter ajudado

Anexos:
Perguntas interessantes