Explique a relação entre indivíduo e meio ambiente
Soluções para a tarefa
Resposta:
A relação pessoa-ambiente parte do pressuposto de que, ao alterar o ambiente, o ser humano tem seu comportamento e experiência modificada pelo ambiente (GIFFORD, 2005). Devido a essa recursividade, o comportamento humano é responsável por grande parte dos problemas ambientais.
Resposta:
Explicação:O tema “sociedade x meio ambiente” permeia a ação do ser humano e é orientado por determinadas formas de organização social, expressando algumas dificuldades na análise dos problemas ambientais. O homem deixa de ser uma espécie animal para assumir toda a complexidade do “ser social”.
De que sociedade falamos hoje? Evidentemente, daquela que valoriza o lucro e incentiva o consumo acelerado e desenfreado. Daí é “natural” que haja uma exploração da natureza como jamais vista e que se tenha uma gigantesca produção de lixo.
E como o indivíduo se encaixa nessa história toda? Diz Antonio Gramsci, importante intelectual italiano, morto nos porões fascistas de Mussolini, que o indivíduo comum tem poder limitado de transformação social; o mesmo não se pode dizer da associação dos indivíduos em determinada causa. Para Gramsci:
(…) o indivíduo pode multiplicar-se por um número imponente de vezes e obter uma mudança bem mais radical do que à primeira vista pode parecer possível.
(A citação foi retirada de Obras Escolhidas, edição da Martins Fontes,publicada em 1978.)
A instância de decisão saltou do indivíduo para o coletivo. A decisão inicial é individual, mas a eficácia dos resultados passa por uma ação coletiva. Não basta uma decisão do indivíduo. O peso está no agir coletivo.
Não se tem dúvida, por outro lado, que os grandes problemas ambientais do século XXI partem de decisões corporativas. George W. Bush, ao não ratificar o Protocolo de Kyoto, definiu sua decisão mais pelos interesses das grandes empresas norte-americanas do que por alguma especulação moral ou ética ambientalista.
Esse protocolo tem como objetivo firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento. E diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas, algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012.
Se são as empresas as maiores contribuintes para a poluição ambiental, há de se pensar como responsabilizar uma pessoa jurídica por um desrespeito às normas morais instituídas na forma da lei. A questão é que sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental estão na ordem das discussões sociológicas.