explique a relação entre conflitos no oriente médio e a disputa pelas reservas de petróleo ?
Soluções para a tarefa
Vender a matéria-prima é uma fonte de recursos importante para os extremistas, algo estimado em US$ 2 milhões (R$ 7,5 milhões) por dia.
O "Estado Islâmico" controla a maioria das regiões produtoras de petróleo na Síria e também capturou campos de petróleo em Mossul (norte do Iraque) na medida em que foi expandindo seus domínios.
O petróleo é vendido a vários compradores, incluindo o próprio governo sírio, e a intermediários que, por sua vez, vendem a matéria-prima na fronteira com a Turquia.
É esse comércio que a Rússia acusa a Turquia de querer proteger quando derrubou o caça Sukhoi 24. A Turquia, por sua vez, nega comprar petróleo do "Estado Islâmico".
Em 2002, o vice-primeiro-ministro do Iraque, Tariq Aziz, disse que as ameaças de ação militar contra o país envolviam o petróleo, uma percepção comum no mundo árabe naquele momento.
O Iraque possui grandes reservas, e muitos especialistas afirmam que a matéria-prima foi certamente um fator importante, senão a principal razão, para a escalada de violência no país.
Em 2002, a revista britânica The Economist escreveu que, embora a alegação para a invasão do Iraque tenham sido as supostas armas de destruição em massa detidas pelo então regime do de Saddam Hussein, a abertura das enormes reservas de petróleo do país ao capital estrangeiro também teria motivado a ofensiva americana.
Outro fator, segundo a publicação, seria a suspeita de que Saddam também usava a renda obtida por meio da venda do óleo para financiar a expansão de sua influência estratégica na região.
O então vice-presidente americano Dick Cheney, alertando sobre as ambições do Iraque, disse em agosto de 2002: "Saddam Hussein busca dominar o Oriente Médio inteiro e tomar controle de uma grande parcela dos suprimentos de energia do mundo".
Resposta:
É uma região bem localizada geograficamente, o petróleo é a sua maior
riqueza, não a tantos recursos hídricos (água subterrânea, rios e lagos), devido ao seu clima árido, porém, é uma região cobiçada pelas grandes potencias, e as disputas constantes entre os 15 países que a compõem, abastecimento, localização territorial, petróleo, religião e etc..., Conflitos e disputas regadas a interesses próprios.
Com toda certeza, a questão religiosa, o clima do Oriente Médio e seus
recursos naturais, foram e continuam sendo motivo de discórdia e ódio, gerando conflito e disputas acirradas. O Oriente médio tem o clima árido, de pouquíssimos recursos hídricos, os países que compõem o Oriente são ricos em petróleo, porém, pobres na questão da água.
O que os leva a disputas e conflitos por esses pouquíssimos recursos.
☺/♥