explique a relação entre alma e corpo?me ajudem preciso para amanhã
Soluções para a tarefa
De início, Descartes mostra a dificuldade que existe na compreensão do corpo, sendo a da alma mais fácil de se compreender. Devido à obrigação de se fazer o uso da razão para que o corpo não seja confundido, é muito difícil conhecer o corpo, pois, por si só, está sujeito ao engano e ao erro: “[…] a alma […] é inteiramente distinta do corpo, e […] é mais fácil conhecer [a alma] do que ele [o corpo]”. (DESCARTES, 2002, p. 102). Não há segurança ao afirmar qualquer coisa, o que parece ser neste momento, ao se aproximar do objeto pode ser algo totalmente diferente do que antes foi percebido. Neste ponto, parece não haver nenhuma relação entre o corpo e a alma, tem-se uma dificuldade de entender o que seja o primeiro e uma facilidade para se entender o segundo.
Mais adiante, Descartes admite a união existente entre o corpo e a alma. Esta união não tira a particularidade do corpo, concebido como máquina organizada, e nem da alma, concebida como pensamento, mas um complementa o outro. O pensamento dá sentido ao funcionamento do corpo. Assim, não é possível haver significado no homem se faltar a alma ou o corpo:
[…] não basta que esteja alojada no corpo humano, assim como um piloto em seu navio, a não ser talvez para mover seus membros, mas que é necessário que esteja junta e unida a ele mais estreitamente, para ter, além disso, sentimentos e apetites semelhantes aos nossos, e assim compor um verdadeiro homem. (DESCARTES, 2002, p. 123-124).
Estas duas substâncias existem uma na outra, isto não faz com que uma perca a sua substância e, muito menos, que surja uma terceira substância: “sendo a alma uma substância imaterial e completa, seu atributo essencial, mesmo quando unido a outro atributo essencial, não formará uma outra substância porque um atributo essencial exclui o outro.” (ROCHA, 2006, p. 138). Deus quem uniu a alma e corpo, eles necessitam um do outro:
[…] o corpo seria incompleto porque sendo apenas potência só existiria em virtude de sua forma substancial, a alma. A alma seria incompleta na medida em que sua parte racional, sendo potência, só é ativada na operação do conhecimento que, por sua vez, supõe o corpo. (ROCHA, 2006, p. 140).
Pode-se colocar em questão sobre as paixões. A paixão está ligada com o sentimento da alma que pensa o objeto que causa o amor. Esta paixão move o corpo para a realização desta vontade. Neste sentido, a alma e o corpo combinam-se, pois a alma funciona como impulso para o corpo ir em direção ao seu amado. E a paixão deixa o homem agitado, é uma emoção que, por mais que ele controle, o direciona a mover-se ao outro: “[…] por mais que teoricamente seja possível pensar em um amor exclusivamente racional, nos seres humanos, esse amor se manifesta como uma paixão que movimenta o corpo e produz sinais de sua presença.” (MURTA, 2006, p. 9).
Outro sinal que prova a relação entre o corpo e a alma se dá com a gagueira. A pessoa, a partir do pensamento que tem, reage fisicamente: “A gagueira é apenas a confirmação da declaração de amor. A gagueira confirma o que o sujeito já havia manifestado. Pois, a manifestação corporal em si é apenas um sinal não interpretável. […] A paixão ou afeto se instala no corpo e responde do corpo […].” (MURTA, 2006, p. 10). A partir da aproximação do outro, o corpo responde com a gagueira, com a timidez ou com a falta de palavras por exemplo. Assim “[…] se por corporal nós entendemos tudo aquilo que pertence ao corpo, ainda que seja de uma outra natureza, a alma também poderá ser dita corporal, uma vez considerado que ela é própria a se unir ao corpo”. (ANDRADE, 2010, p. 27).