História, perguntado por traknaslopes, 11 meses atrás

explique a relação entre a política no primeiro reinado com a participação de portugueses nos altos cargos públicos.

Soluções para a tarefa

Respondido por ml281442
75

Explicação

Por conta de pressão popular o ate então imperador Dom Pedro primeiro cedeu o trono a seu filho de ainda criança Dom Pedro segundo, que por ser muito novo precisava de um regente, ou seja, um governante provisorio ate que ele completasse 18 anos.

a socedade se dividiu em três grupos;

1. Caramurus (restauradores)

Volta de Dom Pedro I ao poder.

2. Chimangos (moderados)

Eles queriam uma monarquia constitucional, e tbm manter o prestígio das elites.

3. Farroupilhas (exaltados)

Eles queriam fogo no parquinho em tudo, apoiavam uma república, queriam um comércio nacional, pq apesar do fim do pacto colonial o comércio ainda era liderado por portugueses e ingleses.

Quem acabou no "poder" foram os moderados, que enfrentavam problemas como

- Manutenção da ordem pública

- pressão por autonomia das províncias

ai eles inventaram uma tal de guarda nacional que quem poderia participar eram somente os proprietários de terra, e o chefe deles era chamado de coronel, também haviam os presidentes das províncias que hoje seriam equivalentes aos governadores.  Esses proprietários eram muitas vezes portugueses. Quem julgava tudo era era um juís de paz não remunerado a partir de um código criminal. Como queriam ascender socialmente se rendiam a esses guardas e coronéis.

logo, começaram a surgir revoltas como a cabanagem, pq como poder era sempre favorável aos lusitanos, havia um alto custo de vida e péssimas condições de trabalho geradas por esses poderosos que não eram julgados por seus abusos, lembrando que esses poderosos eram uma minoria social. Daí esse sentimento "anti lusitano"

Perguntas interessantes