explique a relação entre a participação brasileira na guerra ao lado dos aliados e o desgaste do estado novo] me ajudem pfff
Soluções para a tarefa
Resposta:
Inicialmente, é necessário compreender a lógica política da época:
Na época do Estado Novo, Vargas era o ditador brasileiro. Ele tinha tendências nazi-fascistas, apesar de ter entrado no lado dos aliados (por questões econômicas)
Agora é só entender a Segunda guerra:
-Eclodiu na Europa devido o crescimento de regimes fascistas (como a alemanha de hitler e a itália de mussolini). Assim, perceba a contradição --> o Brasil enviou tropas para a Europa para combater Fascistas na europa, sendo que o brasil era uma ditadura comandada por um político com tendências Nazi-fascistas..
Sob essa contradição, o governo de Vargas vai começar a ser questionado pelos militares e pelo prório governo Americano, o que vai desencadear a renuncia pacífica de Vargas em 1945.
Explicação:
A relação entre a participação brasileira ao lado dos Aliados e o desgaste do Estado Novo, está no fato de que os soldados brasileiros foram para a Europa ajudar a derrubar regimes ditatoriais, enquanto o Brasil estava presenciando um em seu território.
Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial
O Estado Novo teve grande desgaste após a Segunda Guerra Mundial pois houve uma grande aliança entre os principais países para derrotar os regimes ditatoriais na Europa, enquanto o próprio Brasil estava sofrendo em decorrência de um.
O regime ditatorial de Vargas não durou muito após a volta vitoriosa das tropas brasileiras na luta contra regimes totalitários. Houve um aumento da pressão para o processo de redemocratização que culminou na deposição de Getúlio através de um golpe militar liderado por Gois Monteiro e Eurico Gaspar Dutra.
Saiba mais sobre "Estado Novo e Segunda Guerra Mundial" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12502428
#SPJ2