História, perguntado por jheysoalves19, 7 meses atrás

explique a relação da" tragédia de tracunhaém"como a crianção da capitania dá Paraíba. me ajudar por favor!​

Soluções para a tarefa

Respondido por pandinhocoelho
1

Resposta:

Após o descobrimento do Brasil pelos portugueses, num cenário onde pelas terras transitavam piratas e traficantes de pau-brasil.

Para explorar as terras, a Coroa portuguesa dividiu o país em capitanias hereditárias.

Em 1934, D. João III doou a capitania de Itamaracá a Pedro Lopes de Sousa e a administração coube a Francisco Braga, que, no entanto, levou a capitania a falencia. Foi substituido por João Gonçalves, que desenvolveu engenhos e fundou a Vila Conceição.

Com a morte de Pedro Lopes de Sousa, porém, as terras devolutas retornam ao domínio da Coroa Portuguesa. Com esse distanciamento administrativo, facilitou-se a ação dos traficantes e ataques dos índios potiguaras, que resistiam aos colonizadores portugueses devido ao risco de escravização.

Tornou-se frequente os ataques indigenas a Itamaracá.


pandinhocoelho: Ataque ao engenho Tracunhaém. O ataque ao engenho Trucunhaém, também conhecido como tragédia de Trucunhaém ou chacina de Trucunhaém foi um ataque de índios potiguaras dirigido ao Engenho Trucunhaém, próximo a Goiana, Pernambuco, ocorrido em 1574.
pandinhocoelho: Um aventureiro mameluco chegou à aldeia potiguara Cupaoba do chefe Iniguaçu. O mameluco foi recebido com hospitalidade, chegando a casar com uma de suas filhas, índia de grande beleza, Iratembé (Lábios de Mel). O casamento exigia que o mameluco permanecesse na aldeia. Numa ausência do cacique, o rapaz resolveu voltar ao seu lugar de origem, levando a índia.
pandinhocoelho: A primeira providência de Iniguaçu foi enviar dois de seus filhos a Olinda, em Pernambuco, para reclamar justiça. Por sorte, encontraram em visita a Pernambuco, o governador do Brasil, Antônio Salema, que ordenou a volta imediata da bela índia à casa do pai. Na volta tiveram que pernoitar no Engenho Tracunhaém, de Diogo Dias. Quando amanheceu o dia verificou-se o desaparecimento da índia, possivelmente escondida por Diogo Dias.
pandinhocoelho: Em pouco tempo, insuflados pelos franceses, os chefes potiguaras se reuniram para planejar a vingança. Movimentaram dois mil guerreiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Os índios cercaram o engenho fortificado e usaram de um ardil: apenas alguns índios se deixaram ver para fazer crer que era ação de um pequeno grupo. Quando os defensores do engenho saíram para contra-atacar, foram atacados por uma multidão de índios. Houve uma chacina resultando em 614 mortes.
pandinhocoelho: Este episódio generalizou o medo nos colonizadores portugueses da região e fez com que o rei de Portugal determinasse a apropriação de uma parte do território da capitania de Itamaracá para que se criasse uma capitania real, que ia desde a foz do rio Popocas até a Baía da Traição, a ser conquistada e desenvolvida às expensas do rei. Assim, protegeria-se a indústria açucareira, expulsariam-se os franceses e expandiriam-se os domínios portugueses para os chamados "sertões" do norte da colônia.
pandinhocoelho: Criava-se, assim, a Capitania Real da Parahyba, que passou a constar nos mapas portugueses somente a partir de 1574.
jheysoalves19: brigado
Perguntas interessantes