Explique a questão das Balcãs (pangermanismo e pan -eslavismo)
Soluções para a tarefa
Havia na Europa movimentos que catalisaram antigas rivalidades e ressentimentos, carregados de fervor patriótico.Esse movimentos eram:
Pan-eslavismo- que buscava a união de todos os povos eslavos da Europa Orietal e era liderado,principalmente, pelo governo russo.
Pangermanismo-que lutava,por exemplo, pela anexação à Alemanha dos territórios da Europa Central onde viviam germânicos.
Resposta:
O problema dos Balcãs é antigo e tem componentes muito diversas, envolvendo fatores geográficos, étnicos, políticos, religiosos, etc. No século XIX, uma atrás da outra, as nações da península balcânica desenvolveram fortes movimentos nacionalistas, forçando a Turquia, até aí a potência dominante na zona, a conceder-lhes autonomia. Depois da guerra russo-turca (1877-1878), o Tratado de Berlim contemplava a existência de um principado autónomo da Bulgária. Na segunda metade do século, emerge um novo poder que vem perturbar o equilíbrio de forças na região: a Sérvia. As suas pretensões expansionistas provocarão a intervenção de diversas potências. A interferência da Áustria foi notória nos problemas balcânicos. Os ministros austríacos fomentaram a discórdia interna entre os países eslavos (Bulgária e Sérvia) bem como entre a Grécia e a Roménia. Uma outra guerra quase eclodiu em 1908 quando os austríacos anexaram a Bósnia-Herzegovina, provocando o ressentimento sérvio.
Explicação:
A Guerra dos Bálcãs foi um conflito entre os anos de 1912 e 1913, que ocorreu na região da península balcânica. De fato, foi a disputa entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia e Bulgária pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano.