Explique a questão da diversidade cultural e religiosa da África
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cultura africana é vasta e diversificada, dotada de uma enorme riqueza imaterial, fator que se explica tanto pela diversidade de etnias presentes na África quanto pela influência de povos do Oriente Médio e europeus que tiveram contato com os africanos ao longo da história. A combinação dos fatores migratórios, da colonização europeia e da diversidade étnica no interior do continente fez com que a África seja atualmente um continente em que se fala vários idiomas e cultua-se várias religiões e que se caracteriza por ser pluricultural.
Saiba mais: Cultura brasileira: da diversidade à desigualdade
Diversidade cultural da África
O continente africano pode ser dividido geopoliticamente em duas grandes faixas de terra: a África saariana (região norte) e a África subsaariana (região sul). Ambas são regiões de diversidade cultural, mas a porção sul do continente é mais diversificada e contém a maior parte da população.
A cultura africana é vasta devido à grande diversidade de etnias que possui e à migração de vários povos do mundo para o continente.
A cultura africana é vasta devido à grande diversidade de etnias que possui e à migração de vários povos do mundo para o continente.
A região norte, saariana, manteve, ao longo da história, contatos forçados e espontâneos com povos fenícios, turcos, árabes, romanos, gregos e do extremo oriente. Ela é situada numa área árida, logo acima do Deserto do Saara, e é composta por países como Egito, Marrocos, Tunísia, Líbia e Argélia.
Vivem nessa porção de terras cerca de 30% da população do continente, e a maioria desses habitantes cultua o islamismo, seguida por uma minoria cristã. A pessoas que lá vivem têm traços fenotípicos peculiares, oriundos da mistura entre povos do Oriente Médio, negros e brancos, sendo que elas não são brancas como os povos naturais da Europa ou negras como os povos naturais da África subsaariana.
Antes de entendermos a diversidade cultural da África subsaariana, devemos desfazer um preconceito que muitos carregam consigo sobre a porção sul do continente. A miséria, a fome, as doenças e a desigualdade social não fazem parte da história antiga da África.
Explicação:
Espero ter ajudado!
A África é conhecida pela sua diversidade cultural. Nele habitam várias etnias, que ao longo dos séculos, desenvolveram suas próprias línguas, práticas cotidianas, manifestações religiosas, ritmos musicais, danças e festas. Uma característica importante das culturas africanas é a tradição oral, ou seja, eles transmitem os conhecimentos, mitos, crenças e valores por meio da comunicação oral.
Apesar de que as línguas existentes no continente africano sejam diferentes uma das outras em relação à cosmogonia, à hierarquia e às cerimônias, elas entrem si apresentam em comuns duas importantes características:
•A crença na ancestralidade, em outras palavras, que eles acreditam que os familiares ao falecerem ainda permaneceram no mundo ajudando aqueles que até então estão vivos com seus problemas, porém de uma forma imaterial (em forma de espírito).
•A crença em deuses que retratam as forças dos elementos e dos fenômenos da natureza.
Existem, no meio de todas essas línguas, as religiões politeísta e monoteísta no continente. É de referir que duas religiões monoteístas exerceram grande influência na modificação cultural de numerosas etnias africanas, são elas o islamismo e o cristianismo.