Explique a queda da monarquia Romana
Soluções para a tarefa
A Queda da monarquia romana foi uma revolução política na Roma Antiga ocorrida por volta de 509 a.C. que resultou na expulsão do último rei de Roma, Lúcio Tarquínio Soberbo, e na fundação da República Romana.
As histórias da época contam que, enquanto o rei estava fora da cidade em uma campanha, seu filho, Sexto Tarquínio, estuprou uma nobre romana, Lucrécia. Mais tarde, ela própria revelou o crime a vários outros nobres romanos e se matou em seguida. Os nobres, liderados por Lúcio Júnio Bruto obteve o apoio da aristocracia e do povo romano para expulsar o rei e sua família e fundar uma República Romana. O exército romano apoiou Bruto e o rei foi exilado. Apesar de inúmeras tentativas de Soberbo de reinstalar a monarquia, a República foi estabelecida e os dois primeiros cônsules foram eleitos para governar a cidade.
Tarquínio, o último rei de Roma, estava fora da cidade em uma campanha e durante esse tempo em que não estava presente, seu filho, o sexto Tarquínio, estuprou uma nobre jovem chamada Lucrécia. Um tempo depois a jovem resolver expor o crime e em seguida cometeu suicídio, a situação toda gerou grande repercussão e fez com que um movimento fosse criado, liderado por Lúcio Júnio Bruto, que recebeu grande apoio da aristocracia e do povo romano, do qual consistia no exilamento do rei e de sua família, logo ocasionou na criação de uma república romana, gerando assim a queda da monarquia.