explique a proposta principal de reforma do Tribuno Tibério Graco.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando Tibério assumiu-o, ele propôs um projeto de reforma agrária a ser realizada nas terras da república. Sua proposta estabelecia um limite de tamanho a todas as propriedades romanas — 500 iugera (120 hectares, aproximadamente) —, e o que excedesse a isso seria tomado pelo Estado e distribuído entre os despossuídos
Resposta:Tibério Graco foi eleito tribuno da plebe em 133 a.C. Esse cargo tinha como função garantir a defesa dos interesses dos plebeus e impedir exageros de senadores e magistrados romanos contra eles, sendo criado no começo da república, em 494 a.C.
Quando Tibério assumiu-o, ele propôs um projeto de reforma agrária a ser realizada nas terras da república. Sua proposta estabelecia um limite de tamanho a todas as propriedades romanas — 500 iugera (120 hectares, aproximadamente) —, e o que excedesse a isso seria tomado pelo Estado e distribuído entre os despossuídos.
Os que recebessem terras nesse processo, receberiam uma propriedade de, no máximo, 30 iugera (7 hectares, aproximadamente). A proposta dele, naturalmente, chamou a atenção dos membros do Senado romano, todos eles donos de grandes propriedades. Mesmo com a tensão criada, a proposta de Tibério foi aprovada, e ele assumiu uma comissão para realizá-la.
Durante a sua atuação política em defesa da reforma, Tibério entrou em choque com Marco Otávio, um tribuno da plebe contrário ao projeto. Tibério agiu para realizar a deposição de seu opositor e passou a atropelar os ritos de aprovação de uma lei em Roma. Essas ações foram utilizadas pelo Senado para acusar Tibério de tirania.
O Senado recusou-se a disponibilizar grandes verbas para a realização da reforma, e Tibério Graco entrou com o pedido para valer-se da fortuna de um rei de Pérgamo que tinha acabado de falecer e deixado toda ela para Roma. Isso foi considerado pelos senadores um novo ataque do tribuno à honra do Senado romano.
Quando Tibério Graco decidiu disputar a reeleição ao cargo que ocupava, os senadores encontraram a justificativa para demovê-lo do poder (a reeleição era proibida nessa época). Um grupo de opositores armou-se e partiu em busca dele. Esse grupo localizou ele e seus aliados, o que deu início a uma batalha que resultou na morte de Tibério por espancamento.
Apesar disso, sua proposta seguiu em vigência, embora os senadores romanos impusessem muitos obstáculos a ela. Caio Graco, 10 anos depois, deu continuidade às medidas reformistas.
Espero ter ajudado a vc e a outras pessoas tb