Geografia, perguntado por naldobmx360oyrjhl, 1 ano atrás

Explique a política segregacionista da África do Sul

Soluções para a tarefa

Respondido por ResidentEvil75
14

Olá boa tarde!!!

É um regime governista que vigorou na África do Sul e em muitas províncias dos EUA em épocas não muito antigas, onde os negros, índios, aborígenes e estrangeiros de determinada origem eram segregados pela lei, ou seja, não tinham os mesmos direitos de um cidadão do país que pertencia à etnia dominante. Era um regime quase escravocrata, ao estilo do que vigorou no Brasil até 13.05.1888 (data da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, filha do Imperador D. Pedro II).

Respondido por StRiGnAdO
11

Ficou conhecida como apartheid, que foi uma política estatal de segregação racial que vigorou no país entre o ano de 1948 e o ano de 1990, em que uma minoria branca se impôs sobre a maioria negra do país.

Como uma política escandalosamente racista e segregadora, proibiu a propriedade da terra aos negros, o casamento entre brancos e negros, a livre circulação dos negros pelo país, a ocupação dos mesmos transportes públicos utilizados pelos brancos, a moradia nos mesmos bairros dos brancos e até mesmo a utilização de espaços públicos, como praias, que eram exclusivas para brancos. A efetiva extinção do apartheid teve início com a eleição de Frederick de Clerk no país, em 1989, com a consequente libertação de Nelson Mandela da prisão, a revogação das leis racistas e, finalmente, com um plebiscito somente para brancos, que selou o fim do regime. Nelson Mandela, o grande dissidente e expoente na luta contra o apartheid, tornou-se presidente do país em 1994

Perguntas interessantes