Explique a política de alianças descrevendo, os países que fizeram parte de cada bloco.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que foi a política de alianças?
Durante a Primeira Grande Guerra, tivemos dois blocos principais que dividiram a Europa ao meio. As fronteiras das alianças não são apenas geográficas, criando divisões que se perpetuaram nos conflitos subsequentes e influenciaram o estado atual dessas nações.
Estima-se que 9 milhões de pessoas tenham morrido em decorrência desses eventos, baixas contadas principalmente no lado “perdedor”. A guerra estimulou um recrudescimento do nacionalismo nos países derrotados, principalmente as aliadas Alemanha e Itália, fator determinante para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Contexto histórico para a formação dos blocos
Como tudo o que aprendemos em História, existia um contexto social anterior que já sinalizava as coordenadas que se seguiriam na política de alianças. A segunda metade do século XIX foi marcada por um intenso processo de industrialização nas nações europeias.
Outro fator é a recente unificação da Alemanha em um estado nacional, processo que ocorreu tardiamente com relação aos seus países vizinhos. Da mesma forma, a Itália foi outra nação que se organizou posteriormente como um país integrado, situações que contribuíram para a formação dos grupos na guerra.
Um evento determinante para o início da guerra se deu com a derrota francesa para o governante alemão Bismarck, na Guerra Franco-Prussiana. Essa situação gerou uma animosidade entre França e Alemanha, que acabou sendo um dos motivos para o conflito posterior envolvendo outros países.
Explicação:
Não é a resposta mas através disso espero que te ajude