Explique a passagem da produção do artesanato à maquinofatura e
cite os fatores que fizeram com que a Inglaterra fosse a pioneira na Revolução
Industrial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em meados do século XVIII surgem na Inglaterra as primeiras fábricas modernas, com máquinas movidas pela energia do vapor. Foi esta a energia motriz utilizada nas plantas de produção da Revolução Industrial.
As mudanças provocadas pela industrialização no modo de os seres humanos viverem, se relacionarem e de produzirem mercadorias foram tão profundas que esse período ficou conhecido como Revolução Industrial.
A Revolução Industrial é um evento ainda em curso. A tecnologia da produção não para de avançar, tornando a fabricação de bens de consumo uma tarefa cada vez mais mecânica e menos humana.
Explicação:
Os equipamentos movidos pela força da máquina a vapor inventada por James Watt em 1760 substituíram o trabalho humano em atividade repetitivas ou que exigiam o uso da força humana ou pela tração de animais.
Nascia ali a produção em série e a organização da força de trabalho na planta de produção com (longas) jornadas definidas e funções especializadas.
Veja os fatores favoráveis à Revolução Industrial na Inglaterra:
Havia grande concentração de riquezas nas mãos da burguesia inglesa, resultado de seus ganhos com as atividades mercantilistas;
A partir do século XVII a Inglaterra controlava a oferta de manufaturados nos mercados coloniais;
Desde a Revolução Gloriosa de 1688, ocorrida na Inglaterra, governo inglês apoiava efetivamente a busca do lucro privado pelos comerciantes;
A Inglaterra possuía grandes jazidas de carvão e ferro, matérias-primas indispensáveis à fabricação de máquinas e geração de energia, e as extraía para o abastecimento doméstico;
Nas cidades inglesas havia concentração de mão de obra, resultado do forte êxodo rural provocado pelos cercamentos.