Explique a origibalidade agricola desse país facr ao clima da regiao da africa
Soluções para a tarefa
Resposta:
A agricultura monocultora praticada usufrui das terras mais férteis. Diferente da agricultura de subsistência desenvolvida na África Islâmica, que não possui recursos tecnológicos ou mão-de-obra assalariada.
Na África Subsaariana a agropecuária ocupa grandes propriedades rurais, nelas são realizadas aplicações de insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos) e a força de trabalho é executada por trabalhadores assalariados, quase sempre mal remunerados.
Essa atividade agrícola abrange uma extensa área que parte do sul do Sahel e vai até a parte central do continente. As monoculturas são desenvolvidas em áreas de Savanas e florestas tropicais. Essas coberturas vegetais são provenientes de clima tropical, sendo assim, o percentual de chuvas é mais elevado que a parte norte do continente, a umidade permite o cultivo de culturas tropicais, como café, cana-de-açúcar, amendoim, algodão, chá, banana, abacaxi e cacau. Os países produtores têm a base de suas economias vinculadas à comercialização dos mesmos.
A produção monocultora produz reflexos sociais negativos, isso acontece porque o cultivo de alimentos (inhame, mandioca, sorgo e milhete), que fazem parte da dieta local, não é produzido para dar lugar a produtos de exportação. Por não serem auto-suficientes na produção de alimentos, esses países são obrigados a importar, o que agrava ainda mais os problemas ligados à fome.
Quanto à produção pecuária, essa porção da África ainda não tem se despontado, essa prática limita-se a ser desenvolvida nas proximidades do Sahel, onde são criados animais de pequeno porte, como ovinos e caprinos. A criação de gado tem sido comprometida em razão de doenças que atingem o rebanho, como febre aftosa, doença do sono e a brucelose.