Explique a origem dos termos (das seguintes expressões racistas).a partir de uma rápida
pesquisa em seguida diga por que essas expressões são inadequadas.
1. A coisa tá preta
2. Denegrir
3. Mercado negro
4. Morena ou mulata
5. Serviço de preto
. para hj.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá! tudo bem?? Irei ajudar :D
_____________
"A coisa tá preta"
A expressão associa o “preto” a uma situação desconfortável, desagradável, difícil e até perigosa. Em vez disso, pode-se dizer “A coisa está difícil”.
________
________
"Denegrir"
No dicionário Aurélio, denegrir significa “fazer ficar mais negro”, mas no cotidiano é usado como sinônimo de difamar, associando o “tornar-se negro” como algo ofensivo, “manchando” uma reputação antes “limpa”. Aqui pode trocar essa expressão facilmente usando somente “difamar”.
________
"Mulata"
Na cultura espanhola, esse termo referia-se ao filhote macho do cruzamento de cavalo com jumenta ou de jumento com égua e hoje é usada com a ideia de sedução, sensualidade ligada a mulher negra. Um derivado ainda mais pejorativo é “mulata tipo exportação”, que pulveriza a visão da mulher negra e seu corpo como uma mercadoria. Esse é mais um caso de expressão a ser retirada do cotidiano.
___________
______________
"Mercado Negro"
Outro caso parecido. O termo refere-se ao mercado paralelo, ilegal. Não negro. Ponto.
_____________
_____________
"Serviço de preto"
É uma frase usada para remeter a um serviço mal feito, ou realizado de maneira errada, mas associa isso ao trabalho feito pelos negros, colocando a palavra “preto” como a representação de algo ruim. Pode-se trocar por “serviço mal feito”.
______________
Explicação:
Espero ter ajudado :))