História, perguntado por murilinhopr10, 1 ano atrás

Explique a origem do universo segundo a mitologia grega


jdgfhu: o kratos do god of war sabe a resposta
murilinhopr10: Haha
gyovannaz: https://fabiomesquita.wordpress.com/2010/08/31/a-origem-do-universo-mitologia-grega/ olhe nesse site, explica detalhadamente ...

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
63
 Em primeiro Lugar.Na mitologia Grega não foi os deuses ou um deus que criara o universo ele já existia,bem antes dos deuses.Na verdade os deuses é que nasceram dos 'Primordiais' que foram as primeiras entidades que surgiram,Primeiro o Caos(o Proprio Universo).Depois na era romana os primordiais viraram deuses.Mais na realidade são personalificação do que representam. 
Existem outras versões para cada primordial.Porém na mitologia Grega vale a versão que você acha a correta.A que eu acho correto é essa: 


A Criação 
Primeiro só havia o Caos(o Universo), depois do caos surgem Géia ou Gaia (a Terra ,a grande mãe de peitos largos), depois o brumoso Tártaro (submundo,que fica debaixo da Terra) e Eros (o Amor, capaz de inspirar criação). 
De Caos também nasceram Hérebo (a trevas suprema,o que fica debaixo da Terra) e Nix(a Noite). Da Noite nasceram Hemera( o Dia) e Éter (o ar puro ou ar superior onde vivem os deuses). 
A Terra deu à luz primeiro a seu consorte Urano ou Coelos (céu estrelado para cobri-la),também deu a luz Óreas (às montanhas) e às ninfas que nelas habitam e Ponto (o mar não colhido). A todos ela deu à luz sozinha, mas depois se uniu ao Céu e da União do Céu e da Terra nasceram os Titãs (as forças selvagens da natureza ,os primeiros deuses). 
Primeiro veio Oceano (a poderosa corrente que circunda o mundo). É a origem de todas as coisas, casado com sua irmã Tétis (a deusa do mar), sendo mais tarde separado dela.Da união de Oceano e Tétis nasceram os Rios. 
A Terra deu à luz ao Céu (pai de Leto), Creúsa, Hiperião (o sol que sobe acima do céu), Jápeto ou Jafé (pai da 2º geração de Titãs), Téia(mãe dos deuses siderais), Réia (mãe dos deuses Olimpos), Têmis (a justiça), Mnemósine (a Memoria e mãe das musas) e Febe (a lua). 
Terra deu à luz a Crono (O tempo). 
Por ultimo a Terra deu a Luz aos Mortais,quando estava molhada com a agua da chuva e foi aquecida com os raios do sol. 
Existem outras versões sobre a origem do Homem.na Outra o Homem foi moldado da lama(Terra Molhada) Pelo Titã Prometeu,titã de 2º geração filho de Jápeto.
Respondido por lp481045
7

Resposta:

Explicação:

Esta lenda é diferente de todas as que você já ouviu. Tem seu início em uma época tão antiga, que é anterior a todas as outras histórias. Para começarmos a contá-la desde o início, precisamos voltar séculos incontáveis no tempo, que não existe …

Naquela época tão longínqua, vivia (desde sempre!) um deus que se chamava Caos. Esse deus vivia só, isolado, sem que nada existisse à sua volta. Não havia, então, sol, luz, terra ou céu! Não havia nada além de uma densa escuridão e de um imenso vazio sem começo nem fim.

Dessa maneira passaram-se incontáveis séculos, até que, certo dia, o deus Caos se cansou de viver solitário; ocorreu-lhe, então, a idéia da criação do mundo.

O começo veio com o nascimento da deusa Gaia, a Terra. Era uma deusa lidíssima, cheia de força e vida, que cresceu e se alargou, envolvendo imensas extensões e tornando-se a base do mundo.

Em seguida, Caos gerou o terrível Tártaro, a negra Noite e, logo depois, o belo e luminoso Dia.

O reino do Tártaro eram às escuras entranhas da terra, tão profundas em relação à superfície quanto esta distava do céu. Se alguém, do céu, deixasse cair uma bigorna de ferro, esta ficaria caindo por nove dias e nove noites e somente no amanhecer do décimo dia é que atingiria o solo. Se, então, caísse da Terra em direção ao Tártaro, a queda duraria mais nove dias e nove noites, e somente ao raiar do décimo dia a bigorna chegaria lá embaixo! Tal é a profundidade em que o Tártaro está entranhado na Terra. Por isso a escuridão que ali existe é tão densa e negra. Porém, esse reino também é imenso em extensão. Se alguém entrasse lá, prosseguiria incessantemente, sendo arrastado por turbilhões enfurecidos, e nem mesmo em um ano poderia chegar ao outro lado …

No coração desse lugar terrível, temido até mesmo pelos deuses imortais, eleva-se o escuro palácio da Noite, eternamente envolvido em negras nuvens. Lá a Noite permanece durante todo o dia e, quando anoitece, sai para se estender sobre a Terra.

Gaia, mãe de todos

Depois do Caos, chegou vez da deusa Gaia, a Terra, auxiliar a criação do mundo. Querendo começar com algo bem bonito, gerou Ágape, a Ternura, a deusa que trouxe ao mundo a beleza da vida. Em seguida gerou o imenso Céu azul, as Montanhas e o Mar, todos estes poderosíssimos deuses, sendo o grande Urano, o Céu, o mais forte entre eles.

Dessa madeira, a deusa Gaia, mãe de todos, ao mesmo tempo em que se enfeitava e ficava mais bela, desfrutava do prazer da criação do mundo!

Urano, o céu: Soberano no mundo

No entanto, o grande deus do universo passou a ser Urano, que envolvera a Terra com seu azul, cobrindo-a de ponta a ponta. Ele se sentava em um magnífico trono de ouro, apoiado sobre nuvens multicores, de onde governava o mundo inteiro e os deuses todos!

Urano se casou com a deusa Gaia e com ela gerou muitos deuses. Doze deles eram os Titãs – seis homens e seis mulheres. Os Titãs eram deuses enormes e de força terrível. Um deles em especial, Oceano teve inúmeros descendentes e todos os rios do mundo eram seus filhos. E ainda tinha três mil filhas, as Oceâniades, que eram deusas das fontes e dos regatos.

Perguntas interessantes