Explique a origem da Estética.
2— De acordo com Kant como o artista é compreendido?
3— Quais pensadores destacaram –se na Universidade de Frankfurt? Qual a crítica deles quanto ao capitalismo?
4— Como os pensadores usaram a união da Filosofia e da Arte na Estética?
5— Quais tipos de artes você tem feito ou visto nesse período de isolamento?
6— Nesse período de isolamento as ARTES seja pela música, pelos livros ou por visitas virtuais a mu- seus tem sido a companhia diária de todos.
Escreva uma dissertação explicando o uso das Artes nesse momento e o quanto influencia as nossas vidas.
7— (Unesp 2015) A fonte do conceito de autonomia da arte é o pensamento estético de Kant. Pratica- mente tudo o que fazemos na vida é o oposto da apreciação estética, pois praticamente tudo o que fazemos serve para alguma coisa, ainda que apenas para satisfazer um desejo. Enquanto ob- jeto de apreciação estética, uma coisa não obedece a essa razão instrumental: enquanto tal, ela não serve para nada, ela vale por si. As hierarquias que entram em jogo nas coisas que obedecem à razão instrumental, isto é, nas coisas de que nos servimos, não entram em jogo nas obras de arte tomadas enquanto tais. Sendo assim, a luta contra a autonomia da arte tem por fim submeter também a arte à razão instrumental, isto é, tem por fim recusar também à arte a dimensão em virtude da qual, sem servir para nada, ela vale por si. Trata-se, em suma, da luta pelo empobreci- mento do mundo.
De acordo com a análise do autor:
a) a racionalidade instrumental, sob o ponto de vista da filosofia de Kant, fornece os fundamen- tos para a apreciação estética;
b) um mundo empobrecido seria aquele em que ocorre o esvaziamento do campo estético de suas qualidades intrínsecas;
c) a transformação da arte em espetáculo da indústria cultural é um critério adequado para a avaliação de sua condição autônoma;
d) o critério mais adequado para a apreciação estética consiste em sua validação pelo gosto médio do público consumidor;
e) autonomia dos diversos tipos de obra de arte está prioritariamente subordinada à sua valori- zação como produto no mercado.
8— (Uel 2007) “Em suma, o que é a aura? É uma figura singular, composta de elementos espaciais e temporais: a aparição única de uma coisa distante, por mais perto que ela esteja. Observar, em repouso, numa tarde de verão, uma cadeia de montanhas no horizonte, ou um galho, que projeta sua sombra sobre nós, significa respirar a aura dessas montanhas, desse galho. Graças a essa definição, é fácil identificar os fatores sociais específicos que condicionam o declínio atual da aura. Ele deriva de duas circunstâncias, estreitamente ligadas à crescente difusão e intensida- de dos movimentos de massas. Fazer as coisas “ficarem mais próximas” é uma preocupação tão apaixonada das massas modernas como sua tendência a superar o caráter único de todos os fatos através da sua reprodutibilidade”.
Fonte: BENJAMIN, W. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 170.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Benjamin, assinale a alternativa correta:
a) Ao passar do campo religioso ao estético, a obra de arte perdeu sua aura.
b) Ao se tornarem autônomas, as obras de arte perderam sua qualidade aurática.
c) O declínio da aura decorre do desejo de diminuir a distância e a transcendência dos objetos artísticos.
d) O valor de culto de uma obra de arte suscita a reprodutibilidade técnica.
e) O declínio da aura não tem relação com as transformações contemporâneas.
Soluções para a tarefa
RESPOSTAS:
1- Surgiu como uma matéria de filosofia juntamente com a lógica e a ética, formando assim o conceito do bom e do belo para os valores morais do homem.
2- É compreendido como gênio criador, responsável por reiterpretar o mundo e alcançar a beleza através da obra de arte.
3- Theodor Adorno foi um deles. Por ser judeu e comunista, foi perseguido pelo nazismo e refugiou-se nos Estados Unidos.
4- A filosofia e arte encontram-se na estética. Muitos são os pensadores que, ao longo do tempo, fizeram essa união como modo de compreender uma das principais áreas de conhecimento e atividade humana.
5-
6-
7- Letra A
8- Letra C
Bons estudos. Espero ter ajudado!
Resposta:
1.O estudo da estética, tal como é concebido hoje, tem sua origem na Grécia antiga. Mas, foi por volta de 1750, que o filósofo Alexander Baumgarten (1714-1762) utilizou e definiu o termo “estética” como sendo uma área do conhecimento obtida através dos sentidos (conhecimento sensível).
2. O artista é compreendido como gênio criador, responsável por reinterpretar o mundo e alcançar a beleza através da obra de arte.
3. Destacam-se Walter Benjamin, Theodor Adorno e Max Horkheimer.
O filósofo afirma que a possibilidade de reproduzir obras de arte faria com que ela perdesse sua “aura” de originalidade, unicidade e de exclusividade das aristocracias.
Essa mudança poderia permitir o acesso à obra de arte pela classe trabalhadora, que antes estaria excluída.
Por outro lado, dentro do sistema capitalista, a reprodução técnica da arte centraria seus esforços no lucro gerado pela distribuição massiva de reproduções. O valor da obra é transportado para sua capacidade de ser reproduzida e consumida.
4. A estética passou a ser entendida, ao lado da lógica, como uma forma de conhecer pela sensibilidade.
Desde então, a estética se desenvolveu como área de conhecimento. Hoje, é compreendida como o estudo das formas de arte, dos processos de criação de obras (de arte) e em suas relações sociais, éticas e políticas.
5. Resposta pessoal do aluno
6. Dissertação elaborada pelo aluno.
7. Letra B)
A luta contra a autonomia da arte tem, por fim, submeter também a arte à razão instrumental, isto é, tem, por fim, recusar também à arte a dimensão em virtude da qual, sem servir para nada, ela vale por si. Trata-se, em suma, da luta pelo empobrecimento do mundo.
8. Letra C)
O declínio atual da aura deriva de duas circunstâncias, estreitamente ligadas à crescente difusão e intensidade dos movimentos de massas. Fazer as coisas “ficarem mais próximas” é uma preocupação tão apaixonada das massas modernas como sua tendência a superar o caráter único de todos os fatos através da sua reprodutibilidade”.
Explicação:Queridos alunos do 2 ano de Filosofia, todas as respostas se encontram no próprio texto ou na própria perguntar. Sugiro que, pelo menos, leem o texto e as atividades.