História, perguntado por fernanda1469, 1 ano atrás

explique a organização dos grupos sociais na idade media

Soluções para a tarefa

Respondido por Sandro429
2
Ola Fernanda!

Bom vamos lá:

Veja bem, a organização social era determinada pela forma de como os diferentes níveis da sociedade, onde as prerrogativas e relações davam conta do mecanismo da vida. As atribuições destas classes são também estreitamente ligadas. A importância desta base da sociedade medieval, composta de famílias. A sociedade era estamental, isto é, não permitia mobilidade social: quem nascia nobre, permanecia nobre toda a sua vida. Na morte do senhor, o feudo era herdado pelo filho mais velho, desde que fosse do sexo masculino, e seus irmãos continuavam a morar no castelo, sob as suas ordens. Os religiosos nobres compunham o chamado alto clero, que comandava os mosteiros e os feudos da Igreja; tornavam-se bispos, cardeais e até mesmo papas, os camponeses e todos os que trabalhavam nas terras eram chamados de servos. Quem nascia servo vivia toda a sua vida nessa condição social. Se fosse mulher, viveria na casa dos pais do marido ou em uma casa construída por ele. Além de controlarem muitos feudos, seus membros tinham um lugar social diferenciado, porque eram os representantes da Igreja. Eram considerados intermediários entre Deus e os homens. Na nobreza, exercida neles o poder de justiça; eram seus membros que faziam e aplicavam as leis em casos conflitos. Os nobres recebiam os impostos pagos pelos camponeses e passavam a maior parte do tempo dedicando-se à preparação militar - uma prática herdada da época em que ocorreram as invasões germânicas. Julgavam-se herdeiros da tradição guerreira e eram conhecidos como cavaleiros. Contudo, os servos/camponeses eram a maior parte da população européia à época do feudalismo. Nesse caso, todos eram abrigados no castelo. Eram aquelas pessoas expulsas dos feudos por terem cometido alguma falta ou por estarem com doenças consideradas contagiosas, como a lepra. Os doentes eram vistos com desconfiança, pois acreditava-se que eram criaturas abandonadas por Deus.

Também os que desagradavam à Igreja e acabavam excomungados, isto é, afastados do cristianismo, ficavam sem lugar numa sociedade tão dominada pela religião cristã.

Talvez  devêssemos procurar aí a origem de problemas que apareceram mais tarde com tanta força: problemas da infância, da educação, da família, da natalidade — que não existiam na Idade Média porque a família era então uma realidade, com base material e moral, e com as liberdades necessárias para sua existência.

Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes