Explique a oposição feita por Merleau- Ponty entre “coisa” e “objeto”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O corpo é o meio para que haja relação do ''EU'' com o mundo.
Explicação:
Antes de explicar a oposição de Merleau-Ponty é preciso entender que ele se refere ao tema da relação sujeito e mundo, consciência e mundo externo.
Para os principais filosofos da modernidade (Começando com Descartes e terminando com Hegel), há uma dualidade sobre como aconteceria o conhecimento humano.
Para os racionalistas o conhecimento ocorria pelo uso do intelecto, uma vez que a razão armazena, organiza e dá sentido ao que conhecemos. Já para os empiristas o conhecimento do mundo vem pela observação do mundo com nossas sensações. Um focava na subjetividade do ''EU'' (Conhecimento era subjetivo), o outro focava na objetividade do eu (Conhecimento era objetivo).
O conhecimento que antes se dava pela observação, isto é, o homem era o sujeito e ao observar o mundo contemplando o que era externo a si, na modernidade ele se torna subjetivo. Visto que ele vem da própria consciência do homem. Daí surge a separação do sujeito (EU) e objeto (Mundo, aquilo que é conhecido).
Morleau-Ponty se opõe a essa separação entre racionalistas e empiristas. Para ele o mundo seria feito por relações objetivas. Sendo a percepção do homem real e a lógica vivida como o meio para conhecer o mundo. De forma que o corpo seria o meio para que haja uma relação do ''EU'' com o ''mundo''. Enquanto que antes havia a separação da consciência e experiência, para ele ambas andavam juntas.
A experiência percebida por uma pessoa existe em um ambiente do qual ele faz parte, por isso não há separação entre ambas. Espero ter ajudado.