História, perguntado por Kamilla1230, 11 meses atrás

Explique a "Noite das Garrafadas"

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
32
Quando no final de 1830, um forte crítico do governo imperial foi assassinado, gerando a desconfiança popular sobre homens ligados ao governo de D. Pedro|.
Em março de 1831 após ele retornar de Minas Gerais, D. Pedro | foi recebido no Rio De Janeiro com atos de protestos de opositores, alguns mais exaltados chegaram a jogar garrafas no imperador, por isso essa noite recebe este nome.
Boa Estudos
Respondido por gotnoplans
10
A noite das Garrafadas foi o estopim (após diversas crises) para o fim do Primeiro Reinado já que no mesmo ano Pedro I abdica seu trono. Ocorreu quando a elite liberal do Rio de Janeiro (simpatizantes da República) já insatisfeitas com o a monarquia autoritária do imperador D. Pedro I revolta-se com o apoio que alguns portugueses estavam dando a ele que, insatisfeitos, pressionam Pedro a assumir o trono de seu pai lá em Portugal para que assim possa deixar o Brasil. Tudo começa em uma festa organizada por simpatizantes do reinado de Dom I, a oposição brasileira consegue invadir o evento e junto de garrafas e pedaços de pau tornam a noite violenta e catastrófica.
Perguntas interessantes