Explique a mudança de comportamento dos europeus em relação ao território da África a partir do contexto histórico no imperialismo
Soluções para a tarefa
No século XIX a Europa passou pela Segunda Revolução Industrial, que mudou os hábitos de produção e consumo no continente. Por conta disso, houve uma demanda enorme por matérias-primas para alimentar as indústrias têxtil, de minérios e de transportes, que cresciam vertiginosamente. Viu-se na África a possibilidade de sanar esse problema, iniciando-se o processo de colonização europeia desse continente.
Colonização da África
Na primeira metade do século XIX, boa parte das antigas colônias europeias da América se encontrava independente ou em processo de independência. Aliado a isso, o êxodo rural, a urbanização da Europa e o desenvolvimento tecnológico cresciam vertiginosamente no Velho Continente, graças à Segunda Revolução Industrial.
No âmbito político, vários países europeus eram sacudidos por revoluções burguesas, dando indícios de novas formas de governo e novos interesses nacionais. Nesse sentido, o crescimento industrial e o acúmulo de capital passaram a ser prioridade política de uma classe que alcançava o poder político nessa época.
A África se tornou, portanto, o alvo desses novos interesses econômicos. Ela poderia fornecer a balança comercial favorável perdida com a independência das colônias americanas, as matérias-primas necessárias para alimentar a indústria europeia e a hegemonia de alguns países europeus sobre outros.
Entenda mais sobre colonização da África aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25897972
#SPJ2