explique a lei de sindicalização.
Soluções para a tarefa
Em março de 1931, a Lei de Sindicalização regulamentou a vida dos sindicatos patronais e operários. A sindicalização era facultativa e as funções dos sindicatos resumiam-se à elaboração de contrato de trabalho, à manutenção de cooperativa para auxílio dos associados e a outros serviços assistenciais.
Em 1931, existiam apenas 39 sindicatos no país.
Em 1932, 116 deles foram reconhecidos pelo governo.
A Getúlio Vargas também é creditado, nesta época, a Lei da Sindicalização, que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da câmara dos deputados - ao Presidente. Vargas pretendia, assim, tentar ganhar o apoio popular, para que estes apoiassem suas decisões (a política conhecida como populismo). Assim sendo, houve, na Era Vargas, grandes avanços na legislação trabalhista brasileira, muitos deles não devidos exatamente a Vargas - a quem cujo crédito maior é o estabelecimento da CLT - mas sim por parte de parlamentares constituintes do período. Mudanças essas que perduram até hoje.
Lei de sindicalização estabelecida pelo Decreto n° 19.770 na Era Vargas tinha por princípio máximo o reconhecimento das organizações sindicais de trabalhadores e de empresários como órgãos colaborativos do país.
Desse modo, seria possível que esses grupos mantivessem suas reuniões e lutassem pelos direitos de classe, assim como pudessem reivindicar por auxílios médicos e jurídicos.
Sabe-se que o governo Vargas foi famoso pelas ações políticas voltadas as classes trabalhadoras, porém não como uma forma de favorecê-los, mas sim, de mantê-los sob seu domínio.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/20345702
Bons estudos!