História, perguntado por teixeirarafa, 1 ano atrás

Explique :
- a intolerância na Idade Média :
- a intolerância nos Estados modernos :
- a visão Iluminista de John Locke sobre a religião , estado , Liberdade e tolerância
- como a intolerância pode ser fruto de uma escolha consciente ?

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
2
Olá, tudo bem? O que relacionamos com a ideia de intolerância religiosa, em realidade, deve ser visto em concomitância com a atmosfera política da Idade Média e Idade Moderna

Na Idade Média, existia um enorme domínio político-cultural da Igreja sobre a Europa, domínio este que se enfraqueceu quando da ascensão dos Estados na Idade Moderna. Entretanto, se a Igreja não desejava que dissensões prejudicassem o seu domínio temporal na Idade Média, o mesmo poderia ser dito em relação aos soberanos monárquicos da Idade Moderna, que eram legitimados, afinal, por sagração religiosa. Além disso, a uniformidade de religião em um reino diminuía as chances de sublevação por parte dos súditos.

Esta situação político-religiosa só começaria a se alterar significativamente quando surgiu o Iluminismo, movimento que adotava a razão como meio para o progresso do conhecimento, da liberdade e da felicidade. O filósofo John Locke, por exemplo, defendia a tolerância como antídoto para os abusos do Estado e guerras motivadas pela religião. Suas ideias sobre liberdade, na verdade, podem ser consideradas precursoras das bases teóricas da democracia. Vemos, assim, que o conceito de intolerância deve levar em consideração o contexto político-social, além do período histórico.
Perguntas interessantes