Explique a intertextualidade presente na charge a seguir. Lembre-se de usar em seu texto o que aprendemos na aula 3: poder argumentativo, sem redundância e prolixidade; ideias principais e secundárias;
Soluções para a tarefa
A intertextualidade presente no texto acima está presente diante da comparação com a atualidade. Isso porque sabe-se que o Brasil está dotado de grande taxa de desemprego, o que gera grandes entraves de caráter social e econômico.
Logo, a criança no texto tentou amenizar a situação e confortar o seu pai por intermédio de tal discurso, o que corroborou para a criação de uma atmosfera cômica ao texto.
Resposta: A intertextualidade presente na charge da atividade etá presente perante a comparação com a atualidade, ou seja, quando a criança fala a seu pai sobre "o desemprego, e que ele não está sozinho" se refere a grande taxa de desemprego que o Brasil apresenta nos últimos tempos.
Esse aumento de pessoas que estão sem empregos gera grandes problemas, dentre eles no caráter social e econômico. Esses problemas se intensificam em economias emergentes e principalmente em épocas de crises econômicas. As mudanças que ocorrem no mundo do trabalho e nos avanços tecnológicos merecem atenção especial, já que as empresas buscam a redução de custos e a melhoria contínua da qualidade de seus produtos e serviços, enquanto que de outro lado os trabalhadores precisam acompanhar os avanços se aperfeiçoando e modernizando seus métodos de trabalho e aprendizado para garantir seu trabalho, podendo almejar promoções e continuidade de progressão na carreira. A constante busca por melhorias faz parte das rotinas de todos que pretendem ter um futuro mais tranquilo e melhor.
Desta forma, a criança no texto tentou amenizar a situação e confortar o seu pai por intermédio de tal discurso, levando a criação de uma atmosfera cômica ao texto.
Explicação: