Geografia, perguntado por Gabi231205, 11 meses atrás

explique a intensa jornada de trabalho de classe trabalhadora dos tigres asiáticos

Soluções para a tarefa

Respondido por naty123123
3

Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong, cidade reincorporada à China em 1997, são internacionalmente conhecidos como “tigres asiáticos”. Isso se deve à grande prosperidade econômica, sobretudo industrial, que alcançaram nas últimas décadas, com algumas das mais elevadas taxas de crescimento do mundo.

São Estados ou regiões que eram considerados pobres até a década de 1960, quando tinham indicadores sócio-econômicos semelhantes ou muitas vezes inferiores aos do Brasil, da Venezuela, do México, da África do Sul, da Colômbia e de outros países do sul, mas que nas últimas décadas conheceram sensíveis melhoras econômicas e até sociais.

A força do trabalho disciplinada, qualificada (os sistemas educacionais são de ótima qualidade e acessíveis à maioria da população nesses países) e inicialmente barata foi incentivo para o crescimento dessas economias. Mas também outros fatores tiveram sua importância, como os incentivos ao capital estrangeiro, a localização estratégica, o enorme esforço governamental para promover a industrialização gastando de eficiente os seus recursos etc.

O crescimento econômico dos “tigres” teve como base a internacionalização, a preocupação com o mercado exterior. Suas exportações de bens industrializados, no início tecidos, roupas, brinquedos, bugigangas eletrônicas etc, e depois, nos anos 1980, aparelhos de videocassete, relógios a pilha, bicicletas, gravadores, aparelhos de TV em cores, automóveis e até microcomputadores, vêm se multiplicando a cada ano, sendo absorvidas em especial pelo mercado consumidor da América do Norte e da Europa.

A Coréia do Sul, com 99.484 km2 e 46 milhões de habitantes é o maior e o mais povoado dos “tigres asiáticos”. Cingapura, uma Cidade-Estado com apenas 618 km2 e 3,5 milhões de habitantes, é o menor e menos povoado dos tigres, sendo também o local de maior renda per capta e qualidade de vida em geral. Formosa ou Taiwan (ou ainda China Nacionalista), com 35.981 km2 e 21,8 milhões de habitantes, fica numa posição intermediária. Já a região ou cidade de Hong Kong, com apenas 1.067 km2 e 6,3 milhões de habitantes tem uma posição original na medida em que não é um Estado independente.

Hong Kong tem uma renda per capta e uma qualidade de vida em geral muito maior que o restante da China, sendo uma cidade moderna e ocidentalizada, com uma vida econômica própria e independente de Pequim. Quando das negociações com o Reino Unido para devolução de Hong Kong, a China se comprometeu a não interferir nessa cidade durante pelo menos 50 anos, o que significa até 2047.

Gabi231205: obrigada
naty123123: d nd
Perguntas interessantes