Geografia, perguntado por luanarobriguesdasilv, 9 meses atrás

explique a informação a " terra e dinâmica".​

Soluções para a tarefa

Respondido por Studyinteligente
1

Resposta:

Explicação:O sistema terrestre refere-se ao funcionamento do ambiente natural do planeta Terra, bem como aos diferentes elementos ou subsistemas que compõem a sua estrutura.

O sistema terrestre é o conjunto de elementos que garante o funcionamento dos componentes do planeta Terra em sua superfície, bem como as suas recorrentes transformações ao longo do tempo. Compreender o sistema terrestre é, portanto, estabelecer as bases para a compreensão da Terra de um modo geral, de forma a entender os seus ciclos e processos naturais.

Basicamente, o sistema terrestre é constituído a partir do relacionamento entre as formas de relevo e suas influências endógenas (internas) e exógenas (externas), a dinâmica climática e dinâmica cíclica da água. Portanto, podemos entender o sistema terrestre como a relação entre os diferentes componentes da litosfera, atmosfera e hidrosfera, com a consequente formação da biosfera.

Respondido por Pastelzinho3290
1

Resposta:

Litosfera

A litosfera, camada sólida da Terra, é um elemento dinâmico, ou seja, encontra-se sempre em transformação e retransformação.

A litosfera é a camada sólida externa do planeta Terra, sendo frequentemente tratada como sinônimo de crosta terrestre. A diferença entre ambas está apenas no tipo de classificação da composição da Terra: enquanto a litosfera é uma das divisões que segmentam o planeta também em astenosfera, mesosfera e endosfera, a crosta terrestre precede as camadas chamadas de manto e núcleo.

A composição mineralógica da litosfera é, predominantemente, o silício, o alumínio e magnésio. Já as rochas são divididas em sedimentares (que se formam pelo processo de sedimentação), ígneas ou vulcânicas (que se originam da solidificação da lava ou do magma) e metamórficas (que surgem da transformação físico-química de outras rochas preexistentes).A espessura dessa camada varia de região para região, sendo que, nas zonas oceânicas, sua profundidade oscila entre 5 e 15 km; nas zonas continentais, entre 20 e 70 km. Ao todo, o seu volume contempla cerca de 2,7% de toda a estrutura interna do nosso planeta.

É importante ressaltar que essa estrutura, assim como as demais composições do planeta, possui um caráter dinâmico, estando em um processo contínuo de transformação. Uma dessas evidências é a fissão que existe na camada sólida do planeta, que se divide em várias placas tectônicas, que se movimentam e interagem entre si, propiciando transformações no relevo.

Na verdade, as ações do tectonismo estão englobadas em um conjunto de fatores que propicia a dinamicidade das estruturas terrestres, fazendo parte daquilo que se denomina por agentes endógenos ou internos de transformação do relevo. Além da movimentação das placas, também são citados as ações do vulcanismo e alguns efeitos dessas atividades, como os terremotos, tsunamis e formações de cadeias montanhosas.Por outro lado, há também a dinâmica ocasionada por fatores que se encontram acima da superfície, sendo por isso chamados de agentes exógenos ou externos de transformação do relevo. Entre os principais exemplos, temos a ação do clima, dos ventos, da água e dos seres vivos. Esses agentes atuam na modelagem e na redefinição das feições externas da litosfera.

A importância da compreensão sobre o comportamento e a dinâmica da litosfera está no fato de ela ser o local de atuação direta das atividades humanas, sendo transformadora e transformada por tais práticas. É sobre essa camada que o homem constrói e reconstrói o seu espaço geográfico, retira os minerais, pratica o uso e exploração dos solos, entre outros inúmeros elementos.

Por esse motivo, existe um ramo do saber especificamente voltado para a compreensão da listosfera, a Geomorfologia, uma intersecção entre Geografia e Geologia que se preocupa em descrever e compreender os fenômenos superficiais do sistema físico do planeta.

Perguntas interessantes