História, perguntado por eduardo4989, 10 meses atrás

Explique a incorporação do Rio Grande do Sul ao Brasil esclarecendo os principais meios econômicos projetos de colonização e tratados territoriais​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
2

Devido ao Tratado de Tordesilhas, de 1494, que dividiu o Brasil, o território do Rio Grande do Sul até 1600, era praticamente desconhecido pelos portugueses,

Em princípios do século XVII começa uma expansão. A Espanha que penetrava na  margem esquerda do Uruguai, por jesuítas espanhóis que chegaram às cercanias da futura Cidade  de Porto Alegre e por paulistas, que entravam em contato com os indígenas da região visando a  captura para a escravidão.

Fugindo das destruições provocadas pelos paulistas, os jesuítas, se fixam na margem direita do Rio Uruguai e em 1680, os portugueses, fundam a Colônia de Sacramento, atual Uruguai, área de  contrabando e de disputas entre portugueses e espanhóis.

Em 1687, os jesuítas espanhóis, retornam ao Rio Grande do Sul e fundam os chamados Sete Povos das Missões: a Missão de São Francisco de Borja, de São Nicolau, de São Luiz Gonzaga e São Miguel, de Conceição e São Miguel,  de São Lourenço Mártir, de São João Baptista e de Santo Ângelo Custódio.

Em 1726, os espanhóis fundam a Cidade de Montevidéu, a leste de Sacramento, dando início a novas batalhas. Portugal funda o Forte Jesus Maria José, em 1737, atual Cidade de Rio Grande, em território brasileiro e  iniciam a colonização. Cinco anos mais tarde, fundam Porto dos Casais, atual Porto Alegre.

O  Tratado de Madri, de 1750, assinado após várias batalhas para a posse da terra, os portugueses dão aos espanhóis a Colônia de Sacramento e recebem em troca os Sete  Povos das Missões. Os índios missioneiros se  revoltam com a troca dando início a Guerra das Missões, conflito militar entre índios guaranis e as tropas portuguesas e espanholas, que dura até 1756, quando os missioneiros são vencidos.

Outros conflitos só se encerram em 1777, com a assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, entre Portugal e  Espanha, garantindo a soberania espanhola sobre Sacramento e a posse de Rio Grande pelos  portugueses. A região é incorporada ao Brasil em 1801 e em 1807, a área foi elevada à categoria de  Capitania.

Os imigrantes italianos e alemães começaram a chegar a partir de 1824. Eles se instalam nas margens  do Rio dos Sinos, na Real Feitoria do Linho Cânhamo, hoje a Cidade de São Leopoldo, em pequenas  propriedades rurais, com produção agrícola diversificada, que passou a abastecer o Estado e a ser  exportada para as regiões vizinhas.

A economia, assentada no latifúndio, as estâncias e na criação de  gado de corte para a produção do charque, diversifica-se.  Durante o século XIX, o Rio Grande do Sul tem também importante participação nas lutas da  Independência, mas, ao sentir seu crescimento travado pelo Império, entra em conflito com o poder  central na Revolta dos Farrapos.

Mais tarde, envolve-se na Guerra do Paraguai e, nos primeiros anos da República, é tomado pela  violência da Revolta Federalista. As disputas políticas locais foram acirradas no início da República  com vários movimentos separatistas. A pacificação do  Estado, após outras lutas civis, só ocorreu a partir de 1928.

Bons estudos!

Perguntas interessantes