Explique a importância da tecnologia nas linguagens artísticas
Me ajudem!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Podemos dizer que a tecnologia tem “mil e uma” funções, ela está presente no nosso dia- a -dia a todo o instante: no despertador, no telemóvel, na televisão, nos carros, no computador, no elevador, na máquina fotográfica, na rádio, no cinema,…
O ritmo acelerado do mundo moderno resulta da uma necessidade de conforto, e os meios técnicos tornam a nossa vida mais prática. Dessa necessidade surge portanto a tecnologia e a invenção de máquinas inspiradas nos nossos sentidos e pensadas para nos substituir, ou pelo menos substituir algumas das nossas capacidades motoras, visuais, sonoras, etc. Esta invenção humana além do impacto sobre o meio ambiente, veio alterar o nosso comportamento e a nossa relação com o mundo, com a sociedade, com as artes e também com o tempo.
A tecnologia parece estar directamente ligada à economia e ao poder, o que levanta questões complexas de ética e exige um estudo aprofundado entre as relações deste três conceitos : tecnologia, economia e poder. Numa sociedade de consumo, em que num segundo acontecem mil coisas automática e simultaneamente, em que que as guerras já não se fazem com espadas mas com computadores e bombas, percebemos a origem duvidosa da tecnologia ligada a poderes opressores que procuraram por meio da tecnologia exercer um domínio o mais global possível do planeta. Deixando de parte este problema, o que aqui se pretende, é compreender qual a evolução da arte, nomeadamente da linguagem da pintura e a sua relação evolutiva com a fotografia. O processo é lento e dá origem uma uma nova noção de arte tecnológica (fotografia, cinema, televisão), distinta das artes tradicionais como a pintura.
Partindo da ideia que a tecnologia é criada pelo Ser Humano ele é portanto um modelo base da sensação de movimento e vida presente nos meios de transmissão de imagens. Se pensarmos que as imagens de uma película imitam o pestanejar das pálpebras, ou que as imagens televisivas correspondem à estrutura celular da retina (cone sensível à luz + cone sensível ao movimento), verificamos que estes dispositivos técnicos têm a sua origem na capacidade de visão. A arte encontra um artifício que lhe permite avançar no sentido de imitar a realidade num campo fortemente visual, mas que depressa se alarga aos outros sentidos, como a audição, criando uma relação interactiva entre a realidade do espectador e a realidade virtual. Se desconstruir-mos o funcionamento mecânico e físico destes novos aparelhos, eles resultam de uma aplicação da capacidade visual do ser humano na máquina, mas com uma diferença essencial, a retina recebe imagens e a televisão além de receber imagens, também as projecta. Até à invenção das máquinas fotográficas e de filmar, o Ser Humano não era capaz de projectar o que via (a não ser, talvez, de forma indirecta através da pintura). A câmara veio introduzir um “terceiro olho” aos nossos sentidos, capaz de mostrar uma realidade directamente mais próxima do olhar e mais espontânea. Através deste novos aparelhos de registo de imagem é possível direccionar o olhar do espectador condicionando a sua visão ao campo da objectiva, mas toda esta manipulação do olhar já existiam de certa forma na pintura.
Explicação:
Resposta:
Explicação:me ajudo também meu professor passo isso no livro so que nao achei kk